A rasteira de Donald Trump em Jair Bolsonaro
Thomas Traumann analisa o anúncio dos EUA do aumento de tarifas sobre aço e alumínio do Brasil
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira, 2, que o país vai aumentar a taxa de importação do alumínio e do aço de Brasil e Argentina. O tom do anúncio invoca uma retaliação por causa da desvalorização do real e do peso frente ao dólar. Trump insinua que isso prejudica os produtores norte-americanos.
Foi uma surpresa. Os produtores brasileiros não foram alertados e a perda pode ser grave. No ano passado, os EUA compraram 3,6 milhões de dólares de aço brasileiro, que é cerca de 40% de toda a exportação brasileira.
Mas por que Trump fez isso? É porque em um ano teremos eleições nos EUA. E o aço brasileiro concorre diretamente com as fábricas da Flórida e da Louisiana, estados que Trump precisa vencer para se reeleger.
Só que a decisão não é simplesmente econômica. Também há um forte e grave efeito moral sobre o governo Bolsonaro.
Entenda neste episódio do podcast Traumann Traduz
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)