Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Veja o retrospecto histórico entre as equipes que se enfrentam na 1ª fase das Confederações

Grupos foram sorteados no último sábado

No último sábado a Fifa realizou o sorteio dos grupo da Copa das Confederações, que acontece em junho de 2017. na Rússia. O sorteio colocou, no grupo A, os donos da casa com Portugal, México e Nova Zelândia. Já o grupo B, além da campeão do mundo, Alemanha, terá Chile, Austrália e o campeão africano, que sairá no começo de 2017.

No grupo A, Portugal leva a vantagem sobre os rivais, com exceção da Nova Zelândia, adversário que nunca enfrentou na história. Contudo o histórico é pequeno contra os outros dois. São apenas dez jogos contra a Rússia (incluindo União Soviética) e três contra o México. 

Como União Soviética, a Rússia enfrentou Portugal na disputa do terceiro lugar da Copa de 1966, perdendo por 2 x 1. Foi o primeiro jogo da história entre as equipes. Nas Eliminatórias para a Euro de 1984, em Moscou, a União Soviética fez 5 x 0 em Portugal. Já nas Eliminatórias para a Copa de 2006, Portugal fez 7 x 1 na Rússia, em Lisboa. Essa é a maior derrota da história da seleção russa até hoje.

Já contra o México, foram apenas três jogos, sendo que, na primeira fase da Copa de 2006, os lusos venceram por 2 x 1, com gols de Maniche e Simão Sabrosa. Em 2014, pouco antes da Copa, enfrentaram-se nos EUA, em amistoso preparatório, com vitória lusa por 1 x 0, com gol de Bruno Alves, nos acréscimos do segundo tempo.

Já Rússia e México tem o maior confronto do grupo A, com 13 partidas, incluindo jogo das Olimpíadas de 1972. Em Copas do Mundo, apenas um confronto, em 1970, na Cidade do México, em empate por 0 x 0 na primeira fase do torneio. A maioria dos duelos foram como União Soviética. Nos únicos dois como Rússia, duas vitórias russas. A única vitória do México aconteceu no último duelo contra a União Soviética, em 19 de fevereiro de 1986, na cidade do México, por 1 x 0.

Já contra a Nova Zelândia, a Rússia, ainda como União Soviética, tem apenas dois jogos, sendo o primeiro na primeira fase da Copa de 1982, na Espanha, com vitória dos europeus por 3 x 0. No amistoso de 1990, nova vitória europeia, mas por 2 x 1.

Por fim, México e Nova Zelândia enfrentam-se seis vezes, com cinco vitórias mexicanas e uma vitória neo zelandesa. A vitória do time da Oceania veio justamente no primeiro duelo entre as equipes, um amistoso no ano de 1980. Naquela ocasião, a ilha do extremo leste venceu por 4 x 0. Desde então, apenas vitórias mexicanas, sendo duas nos playoffs das Eliminatórias para a Copa de 2014. O México venceu as duas e foi para o Mundial, enquanto a Nova Zelândia ficou de fora.

Já no grupo B, apenas Alemanha, Chile e Austrália estão definidos até o momento. E a Alemanha, tetracampeã do mundo leva ampla vantagem sobre os dois adversários, apesar de não estar invicto contra nenhum deles.

Contra o Chile são cinco vitórias e duas derrotadas, sendo que as vitórias chilenas vieram em amistosos em 1961, antes da Copa do Mundo em casa, e em 1968. Na Copa de 1962, enfrentaram-se na primeira fase e, mesmo jogando em casa, o Chile perdeu por 2 x 0. No entanto, acabou se classificando e terminando a Copa em terceiro lugar. Em 1974, jogando em casa, a Alemanha voltou a enfrentar o Chile na primeira fase e a vencer, dessa vez, por 1 x 0, na estreia dos dois, no segundo dia de Copa. Por fim, em 1982, enfrentaram-se em Gijón, na primeira fase da Copa, com vitória alemã por 4 x 1. Jogaram na última vez em 2014, com vitória da Alemanha por 1 x 0.

Já contra a Austrália, a Alemanha fez cinco jogos, vencendo três, empatando um e perdendo outro. E a última vitória alemã aconteceu em 2010, na primeira fase da Copa da África do Sul, em um 4 x 0 na primeira fase, na estreia dos times no Mundial. O outro duelo em Copa foi o primeiro entre os dois, na própria Alemanha, em 1974, com vitória alemã por 3 x 0. Nos últimos dois jogos, amistosos, em Mönchengaldbach, em 2011, vitória australiana, por 2 x 1, e em 2015, em Kaiserslautern, empate por 2 x 2.

Chile e Austrália se enfrentaram cinco vezes, sem nunca o time da Oceania ter batido o sul-americano. O primeiro duelo entre os dois foi o único em que os australianos não saíram derrotados. Na primeira fase da Copa de 1974, na Alemanha, empataram por 0 x 0. Já na Copa do Brasil, em 2014, o Chile fez 3 x 1 na Austrália, na Arena Pantanal, pela primeira fase do torneio, com gols de Sánchez, Valdívia e Beausejour.

DUELOS DO GRUPO A

Portugal x Rússia

Jogos: 10Vitórias de Portugal: 6Empates: 1Vitórias da Rússia: 3Gols de Portugal: 14Gols da Rússia: 9

Portugal x México

Jogos: 3Vitórias de Portugal: 2Empates: 1Vitórias do México: 0Gols de Portugal: 3Gols do México: 1

Portugal x Nova Zelândia

Nunca se enfrentam

Rússia x México

Jogos: 13Vitórias da Rússia: 5Empates: 7Vitórias do México: 1Gols da Rússia: 16Gols do México: 4

Rússia x Nova Zelândia

Jogos: 2Vitórias da Rússia: 2Empates: 0Vitórias da Nova Zelândia: 0Gols da Rússia: 5Gols da Nova Zelândia: 1

México x Nova Zelândia

Jogos: 6Vitórias do México: 5Empates: 0Vitórias da Nova Zelândia: 1Gols do México: 16Gols da Nova Zelândia: 8

DUELOS DO GRUPO B

Alemanha* x Chile

Jogos: 7Vitórias da Alemanha: 5Empates: 0Vitórias do Chile: 2Gols da Alemanha: 12Gols do Chile: 7

Alemanha* x Austrália

Jogos: 5Vitórias da Alemanha: 3Empates: 1Vitórias da Austrália: 1Gols da Alemanha: 14Gols da Austrália: 7

*Os duelos contra a Alemanha não levam em conta os jogos contra a Alemanha Oriental

Chile x Austrália

Jogos: 5Vitórias do Chile: 4Empates: 1Vitórias da Austrália: 0Gols do Chile: 9Gols da Austrália: 2