Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Uefa abre processo contra Cristiano Ronaldo por gesto controverso

Entidade investigará "conduta inapropriada" do craque português

A controversa comemoração de Cristiano Ronaldo depois da classificação da Juventus diante do Atlético de Madri pelas oitavas de final da Liga dos Campeões chegou à Comissão Disciplinar da Uefa. A entidade anunciou nesta segunda-feira, 18, que abriu um processo disciplinar contra o atacante português por “conduta inapropriada” — ao festejar a classificação, Cristiano apontou para sua região genital em uma alusão a gesto semelhante do técnico Diego Simeone no primeiro jogo.

“Diante de uma investigação disciplinar realizada pelo inspetor de ética e disciplina da Uefa, em conformidade com o artigo 55 do Regulamento Disciplinar da entidade, foi aberto um processo disciplinar na partida entre Juventus e Atlético de Madri realizada no dia 12 de março, pela volta das oitavas de final da Liga dos Campeões, contra Cristiano Ronaldo por conduta inapropriada”, disse a Uefa em comunicado.

Os gestos da primeira partida (Pierre-Philippe Marcou/AFP/Reprodução)

Cristiano Ronaldo fez o gesto depois de marcar os três gols que classificaram a equipe italiana à fase seguinte da Champions. Ele imitou Simeone de forma menos “efusiva”. Por causa da sua comemoração, o treinador argentino do Atlético de Madri foi multado em 20.000 euros (cerca de 86.000 reais)

Ainda segundo a Uefa, a definição quanto ao processo de Cristiano Ronaldo acontecerá no próximo dia 21 de março, em sessão do Comitê Disciplinar da Uefa. Nas quartas de final, a Juventus enfrentará o Ajax, que eliminou o Real Madrid de forma surpreendente.