Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Título Mundial de Éder Jofre completa 55 anos

Título foi o primeiro mundial do boxe brasileiro

Por Redação PLACAR Atualizado em 20 fev 2017, 10h54 - Publicado em 18 nov 2015, 12h41

O dia 18 de novembro sempre será histórico para o esporte brasileiro. Nesta data, em 1960, o boxe brasileiro conquistava seu primeiro título mundial, dois anos após o primeiro título mundial da Seleção Brasileira de futebol. Naquele dia, Éder Jofre, considerado por especialistas como o maior pugilista brasileiro de todos os tempos, conquistava o o título mundial dos pesos galo, contra o mexicano Eloy Sanchez.

O Brasil vivia um momento inédito no esporte. O título mundial, dois anos antes, acaba um pouco com o complexo de vira-lata, explicado por Nelson Rodrigues. Fora do campo dos esportes, o país vinha de um crescimento econômico também inédito, de um início mais complexo de industrialização e de urbanização da sociedade.

Tudo isso fez com que o esporte brasileiro pudesse ter um crescimento. Em 1950, o país já sediara o Mundial de futebol pela primeira vez. Em 1963, sediaria pela primeira vez os Jogos Pan-Americanos, na cidade de São Paulo. Em 1959 e 1963, seria bicampeão mundial de basquete, sendo que em 1963, venceria o torneio no Rio de Janeiro, nove anos depois de ter sido vice-campeão no mesmo Rio de Janeiro contra os EUA.

Era nesse ambiente e com esse cenário que Éder Jofre surgiu. E foi no Grand Olympic Auditorium, em Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos, com 1,60 m e apenas 50 kg que o pugilista passaria de ídolo brasileiro a ídolo mundial com apenas 24 anos.

Hoje, 55 depois daquele conquista, o Brasil já teve Miguel de Oliveria, Acelino Popó Freitas e Valdemir Pereira, o Sertão como campeões mundiais de boxe.

Continua após a publicidade
Publicidade