Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Técnico de time inglês corta Wi-Fi para impedir jogos de videogame

Ralph Hasenhuttl, do Southampton, comparou o vício em partidas de videogame ao de drogas e álcool

O treinador Ralph Hasenhuttl, que comanda o Southampton, da primeira divisão inglesa, decidiu solicitar o bloqueio do sinal de Wi-Fi para seus jogadores em concentrações do time em hotéis. A intenção do técnico é impedir que os atletas disputem partidas de videogame, consideradas “viciantes” por ele.

Hasenhuttl, que é austríaco, disse que sofreu do mesmo problema em seu ex-clube, o alemão Red Bull Leipzig, no qual trabalhou de 2016 a 2018. “É algo que vicia, o que significa que temos que proteger os jogadores”, disse o treinador de 51 anos em entrevista coletiva.

“Tive que fazer isso em meu último clube (RB Leipzig), em que também tivemos problemas com jogadores. Eles ficavam nestas partidas até as três da manhã em véspera de partidas do clube”, revelou Hasenhuttl. “Temos que ajudar a protegê-los, porque não é um problema pequeno. Honestamente, é a mesma coisa que alcoolismo ou vício em drogas”, completou o técnico.

“Para protegê-los, para que não percam muito tempo nesses jogos, nós bloqueamos o Wi-Fi do hotel, por exemplo, na noite anterior à partida do time, para que eles não joguem mais videogames”, revelou Hasenhuttl.

Nesta quinta-feira, 28, o jornal inglês The Sun publicou uma entrevista com um jogador da segunda divisão do país em que o atleta, que não teve o nome revelado, se declarou viciado em jogos de videogame. Ele confessa que já passou até 16 horas jogando Fortnite em um dia, o que o levou a faltar ao treino. O mesmo atleta revelou que metade dos jogadores de seu clube jogam o game.

Veja a tabela e classificação do Campeonato Inglês

 

No Southampton desde dezembro de 2018, o técnico Ralph Hasenhuttl revelou que um de seus jogadores tem sérios problemas de vício em videogame e promete cuidar do assunto de forma interna. “Pode ter certeza de que vou sempre estar em contato com meu capitão ou com alguns jogadores para falar-lhes sobre o tema. Enquanto o governo não confirmar que isso é um problema e criar uma espécie de bloqueio após três horas seguidas de jogo, temos que nos proteger à nossa maneira”, disse.

Cena do jogo 'Fortnite'

Cena do jogo ‘Fortnite’ (Epic Games/Divulgação)

O Fortnite é um jogo de tiro no estilo “deathmatch” (mata-mata), ou seja, é disputado por dezenas de jogadores até que reste apenas um. Pode ser jogado também em duplas ou equipes. Atualmente há cerca de 250 milhões de jogadores pelo mundo.