Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

STF confirma Sport como único campeão de 1987

Flamengo reivindicava o título. A disputa foi definida após anos nos tribunais

O recurso do Flamengo no STF para ficar com o título de 1987 foi indeferido, deixando o Sport como único campeão brasileiro daquele ano. Por 3 votos a 1, os juízes da primeira turma definiram de vez a questão, que se arrastava pelos tribunais nos últimos anos.

Marco Aurélio, relator do processo e torcedor do Flamengo, votou contra o pedido. Alexandre de Moraes e Rosa Weber também rejeitaram o recurso. O único juiz favorável foi Luis Roberto Barroso, também flamenguista. Luiz Fux, outro juiz da primeira turma, se absteve do julgamento porque Rodrigo Fux, seu filho, era um dos advogados do Flamengo no caso.

O Campeonato Brasileiro de 1987 foi disputado em dois módulos. Um com os representantes do Clube dos 13 foi conquistado pelo Flamengo, com o Internacional em segundo lugar. O outro foi conquistado pelo Sport, com o Guarani em segundo. Os times haviam dividido a taça após empate na disputa por pênaltis, mas depois o Sport foi considerado campeão pela melhor campanha.

Os quatro clubes disputariam um quadrangular para definir o campeão. Como Flamengo e Internacional abdicaram da disputa, Sport e Guarani voltaram a decidir o torneio. Com empate em Campinas e vitória no Recife, o time pernambucano ficou com a taça.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Edival Galindo Medeiros

    Orçamento de 685 milhões, 1701 funcionários, carro blindado e segurança 24 hs para toda a família para os ” doutos iluminados” decidam qual clube de futebol foi campeão! iSSO É BRASILZILZILZIL

    Curtir

  2. O regulamento da época previa o cruzamento, todos os clubes assinaram, o Sport é o legítimo campeão.

    Curtir