Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Série C tem cinco classificados e três rebaixados

Três últimas vagas e último rebaixado serão definidos no próximo final de semana

A penúltima rodada da primeira fase da série C chegou ao final nesta segunda-feira (21). Com o término desta rodada, cinco das oito vagas para as quartas de final já foram preenchidas, enquanto três das quatro equipes que serão rebaixadas à série D também já foram definidas.

No grupo A, com a vitória de 2 x 1 sobre o Salgueiro nesta segunda, o Vila Nova assumiu a liderança da chave e garantiu sua vaga na segunda fase. O Vila tem 33 pontos e uma vitória a mais que o Fortaleza, que tem a mesma pontuação e também já está classificado. Atualmente, o time do Ceará está em segundo lugar.

O terceiro colocado com 32 pontos é o ASA-AL, que também já tem a vaga garantida. A última vaga será definida por Confiança-SE e América-RN. As equipes enfrentaram-se nesta segunda em Aracaju, com vitória de 1 x 0 do Confiança. Na última rodada, o América recebe o Botafogo-PB enquanto o Confiança visita o Salgueiro-PE. Ambas equipes já não têm pretensões na competição. 

Na parte debaixo, com 10 pontos, o Icasa-CE já está rebaixado. Águia de Marabá-PA (15) e Cuiabá-MT (16) disputam a última vaga contra o rebaixamento. O Águia visita o Fortaleza, enquanto o Cuiabá recebe o já rebaixado Icasa.

No grupo B, dois paulistas e dois gaúchos disputam duas vagas

O grupo B tem apenas dois classificados para a próxima fase. Londrina-PR e Tupi-MG já garantiram suas vagas. Os paranaenses lideram com 31 pontos, enquanto os mineiros têm 30.

Portuguesa, Brasil de Pelotas, Juventude e Guarani disputam as duas últimas vagas. A Lusa é terceira colocada, com 27 pontos, e recebe o Tombense-MG no Canindé. O time de Minas já não tem pretensões no torneio.

Brasil, Juventude e Guarani vêm na sequência em quarto, quinto e sexto lugares. Os três tem 26 pontos e a mesma campanha. O time de Pelotas tem saldo melhor (8+), seguido do time de Caxias do Sul (6+) e do time de Campinas (4+). Na última rodada, o Brasil visita o Tupi em Juiz de Fora-MG. Já o Guarani recebe o rebaixado Caxias, em casa, enquanto o Juventude recebe o Guaratinguetá, sem pretensões, em Caxias do Sul.

Caxias e Madureira já foram rebaixados neste grupo. O Caxias-RS tem oito pontos e o Madureira-RJ tem 13. Contudo, com apenas uma vitória, o time carioca pode igualar o Guaratinguetá em número de pontos, mas perde na quantidade de vitórias. A derrota de 0 x 5 no interior de São Paulo, neste final de semana, selou a queda do time do Rio.