Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rogério Ceni campeão, reclamações em Floripa: as finais do Estaduais

Dezenove campeões estaduais já foram definidos no Brasil

Dezenove campeões estaduais já são conhecidos no Brasil. Neste domingo, 21, 13 clubes levantaram taças de Norte a Sul do Brasil. Corinthians e Flamengo foram os campeões em São Paulo e no Rio. No Ceará, sob comando do ex-goleiro Rogério Ceni, o Fortaleza conquistou o título estadual contra o rival Ceará, em clássico envolvendo duas equipes da primeira divisão nacional.

Em Santa Catarina, também em final envolvendo dois times da Série A, o jogo terminou em polêmica envolvendo o VAR na disputa por pênaltis entre Avaí e Chapecoense. Também nos pênaltis, foi decidido o título em Pernambuco, em que o Sport derrotou o Náutico.

Os campeões estaduais de 2019:

Alagoas

CSA – 39° título

O CSA conquistou o bicampeonato alagoano mesmo após derrota de 1 a 0 para o rival CRB no tempo normal, neste domingo. Como havia vencido a primeira partida por 1 a 0, a decisão foi para os pênaltis, com triunfo do CSA por 4 a 2. A equipe volta à Série A do Campeonato Brasileiro após mais de 30 anos em 2019.

Campeões alagoanos

CSA – 39
CRB – 30
ASA – 7

Bahia

Bahia – 48° título

Em uma final inédita, o Bahia foi campeão ao vencer o Bahia de Feira de Santana por 1 a 0 na Fonte Nova. Como haviam empatado por 1 a 1 no interior baiano na semana passada, no último minuto, o clube conquistou o bicampeonato. Gilberto, de pênalti, fez o gol do título.

Campeões baianos

Bahia – 48
Vitória – 29
Ypiranga – 10
Botafogo – 7

Bahia conquista o Campeonato Baiano de 2019 (Felipe Oliveira/EC Bahia/Flickr)

Brasília

Gama – 12° título

O Gama conquistou o Campeonato Brasiliense de forma invicta ao empatar por 2 a 2 na decisão contra o Brasiliense, neste domingo. Como havia vencido a partida de ida por 3 a 1, alcançou o título.

Campeões brasilienses

Gama – 12
Brasiliense – 9
Brasília – 8

Gama conquista o Campeonato Brasiliense 2019 (S.E. Gama/Divulgação)

Ceará

Fortaleza – 42° título

Evitou o tricampeonato do rival Ceará com duas vitórias na decisão. 2 a 0 na semana passada e 1 a 0 neste domingo, selando a conquista do time dirigido por Rogério Ceni, que volta à primeira divisão nacional neste ano. Esse foi o terceiro título de Ceni pelo clube (bicampeonato cearense e Série B do Campeonato Brasileiro). Ele é cotado para assumir o Atlético-MG no Brasileirão. Com a derrota, o Ceará demitiu o técnico Lisca, que evitou o rebaixamento do clube na Série A do Brasileirão do ano passado.

Campeões cearenses

Ceará – 45
Fortaleza -42
Ferroviário – 9

Fortaleza é campeão cearense de 2019 (Leonardo Moreira/FortalezaEC/Divulgação)

Goiás

Atlético-GO – 14° título

O Atlético-GO venceu o rival Goiás, dono da melhor campanha do torneio, nas duas partidas finais. O Atlético havia vencido a primeira partida por 3 a 0 no último final de semana, e neste domingo voltou a vencer, por 1 a 0. Pelo resultado, o técnico Maurício Barbieri foi demitido do Goiás, que volta à primeira divisão nacional neste ano.

Campeões goianos

Goiás – 28
Vila Nova – 15
Atlético-GO e Goiânia – 14

Maranhão

Imperatriz – 3° título

O Imperatriz foi um dos primeiros campeões estaduais do Brasil em 2019, ao vencer o Moto Club no último sábado, 13, após empate em 0 a 0 na primeira partida final. Com isso, evitou o bicampeonato do Moto e ainda deu o troco da final de 2018.

Campeões maranhenses

Sampaio Corrêa – 33
Moto Club – 26
Maranhão – 14

Mato Grosso

Cuiabá – 9 título

O Cuiabá conquistou o tricampeonato estadual ao vencer o Operário de Várzea Grande na final. O empate em 2 a 2 na Arena Pantanal deu o título ao clube, que tinha vencido por 2 a 0 na primeira partida, domingo passado.

Campeões mato-grossenses

Mixto – 24
Operário de Várzea Grande – 10
Cuiabá – 9

Cuiabá é campeão mato-grossense de 2019 (AssCom Dourado/Divulgação)

Mato Grosso do Sul

Águia Negra – 3° título

Mesmo derrotado por 1 a 0 na decisão, o Águia Negra conquistou o Campeonato Sul-Mato-grossense contra o Aquidauanense, neste domingo. Como havia vencido a partida de ida por 2 a 1, o título ficou com o Águia Negra, que tinha a melhor campanha geral.

Campeões sul-mato-grossenses

Operário – 11
Comercial – 9
CENE – 6

Minas Gerais

Cruzeiro – 38° título

O Cruzeiro conquistou o Campeonato Mineiro no sábado, ao empatar em 1 a 1 com o Atlético-MG na Arena Independência. Como havia vencido por 2 a 1 semana passada, no Mineirão, o time alcançou o bicampeonato estadual.

Campeões mineiros

Atlético-MG – 44
Cruzeiro – 38
América-MG – 16
Villa Nova – 5

Fred tira selfie com taça do Campeonato Mineiro após título do Cruzeiro

Fred tira selfie com taça do Campeonato Mineiro após título do Cruzeiro (Giazi Cavalcante/Codigo19/Folhapress)

Pará

Remo – 46° título

Assim como em 2015, o Remo conquistou o Campeonato Paraense derrotando o Independente de Tucuruí na final. Perdeu semana passada por 1 a 0, mas neste domingo, no Mangueirão, venceu por 2 a 0 e alcançou o bicampeonato estadual.

Campeões paraenses

Paysandu – 47
Remo – 46
Tuna Luso – 10

Clube do Remo conquista o Campeonato Paraense de 2019 (Clube do Remo/Divulgação)

Paraíba

Botafogo – 30° título

O Botafogo conquistou o tricampeonato paraibano neste sábado, ao derrotar o Campinense por 2 a 0, em João Pessoa. Como havia vencido também em Campina Grande, por 2 a 1, o título estadual ficou na capital do Estado.

Campeões paraibanos

Botafogo – 30
Campinense – 20
Treze – 15

Botafogo-PB conquista o Campeonato Paraibano de 2019 (Paulo Cavalcanti/Divulgação)

Paraná

Athletico-PR – 25° título

Mesmo jogando com um time alternativo, o Athletico-PR conquistou o bicampeonato estadual ao vencer o surpreendente Toledo na decisão. Derrotado na semana passada por 1 a 0, o Athletico venceu na Arena da Baixada, neste domingo, pelo mesmo placar, e conquistou a taça nos pênaltis.

Campeões paranaenses

Coritiba – 38
Athletico-PR – 25
Ferroviário – 8

Athletico-PR conquista o Campeonato Paranaense de 2019 (Miguel Locatelli/Site Oficial/Facebook)

Pernambuco

Sport – 42° título

Mesmo derrotado por 2 a 1 na Ilha do Retiro, o Sport conquistou o Campeonato Pernambucano, no pênaltis, contra o Náutico. Como havia vencido na semana passada, nos Aflitos, por 1 a 0, o Sport entrou na partida com vantagem do empate, mas foi derrotado de virada. Mas nos pênaltis, o goleiro Mailson pegou dois e ajudou o time do Sport a conquistar seu 42° estadual.

Campeões pernambucanos

Sport – 42
Santa Cruz – 29
Náutico – 22

Sport conquista o Campeonato Pernambucano de 2019 (Anderson Stevens/@sportrecife/Twitter)

Piauí

Ríver – 31° título

O Ríver foi campeão piauiense evitando o tricampeonato do Altos, com duas vitórias nas finais. Na quarta-feira, dia 10, na primeira decisão, venceu por 3 a 2,  e no jogo final, em Teresina, dia 13, venceu por 3 a 0, tornando-se, junto com o Imperatriz, um dos primeiros campeões estaduais de 2019.

Campeões piauienses

Ríver – 31
Flamengo – 17
Parnahyba – 13

Ríver conquista o Campeonato Piauiense de 2019 (Ríver-PI/Divulgação)

Rio de Janeiro

Flamengo – 35° título

O Flamengo conquistou o Estadual do Rio com duas vitórias de 2 a 0 sobre o Vasco na decisão. Neste domingo, no Maracanã, Willian Arão e Vitinho marcaram os gols do título.

Campeões cariocas

Flamengo – 35
Fluminense – 31
Vasco – 24
Botafogo – 21

Diego ergue a taça do campeonato carioca conquistado pelo Flamengo sobre o Vasco (Ricardo Moraes/Reuters)

Rio Grande do Sul

Grêmio – 38° título

Conquistou o bicampeonato gaúcho contra o rival Internacional, nos pênaltis, na última quarta-feira. Dono da melhor campanha do torneio, invicto e com apenas um gol sofrido, empatou as duas partidas finais por 0 a 0 e venceu nas penalidades por 3 a 2.

Campeões gaúchos

Internacional – 45
Grêmio – 38
Guarany de Bagé – 2

Renato Gaúcho comemora com os jogadores do Grêmio o título do Campeonato Gaúcho após vitória sobre o Internacional no pênaltis (Lucas Uebel/Grêmio FBPA/Flickr)

Santa Catarina

Avaí – 17° título

Dono da melhor campanha durante todo o Campeonato Catarinense, o Avaí conquistou o título neste domingo, nos pênaltis, contra a Chapecoense, após empate por 1 a 1 no tempo normal, em final única. Nas penalidades, houve polêmica na cobrança decisiva, em que Bruno Pacheco chutou no travessão e a bola pingou no chão antes de sair. O lance foi revisto pelo árbitro de vídeo (VAR), que confirmou que a bola não entrou, mas o time da Chape promete recorrer do lance no tribunal, para anular a decisão, pois considera que a bola entrou.

Campeões catarinenses

Figueirense – 18
Avaí – 17
Joinville – 12
Criciúma – 10

Avaí conquista o Campeonato Catarinense de 2019 (Avaí/Flickr)

São Paulo

Corinthians – 30° título

O Corinthians conquistou o tricampeonato paulista ao derrotar o São Paulo por 2 a 1, neste domingo, em sua Arena. Como havia empatado sem gols no domingo passado, no Morumbi, o time chegou à 30ª taça estadual em sua história.

Campeões paulistas

Corinthians – 30
Palmeiras e Santos – 22
São Paulo – 21

Corinthians conquistou o Paulistão contra o São Paulo (Eduardo Carmim/Photo Premium/Folhapress)

Sergipe

Frei Paulistano – 1° título

A surpreendente equipe de Frei Paulo conquistou o Campeonato Sergipano derrotando o favorito Itabaiana na final. Sem poder decidir em Frei Paulo, a equipe mandou a decisão em Aracaju, no sábado, e venceu o Itabaiana por 3 a 1, após ter vencido a equipe, também em Itabaiana, por 2 a 1 uma semana antes. Donos da quinta (Frei Paulistano) e sexta (Itabaiana) campanhas na primeira fase do Estadual, foi os melhores times no hexagonal final e chegaram à decisão. O Itabaiana foi vice-campeão pela quarta vez seguia.

Campeões sergipanos

Sergipe – 35
Confiança – 21
Itabaiana – 10

Torneios indefinidos

Acre

Campeão será definido nesta segunda-feira, 21. Galvez e Atlético-AC empataram primeira partida em 1 a 1. Final será na Arena da Floresta, em Rio Branco. Quem vencer será campeão. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.

Amapá

Torneio começa apenas em junho.

Amazonas

Fast Club e Manaus estão na decisão, mas torneio está paralisado. O Nacional pediu anulação da final do segundo turno, em que empatou com o Manaus por 0 a 0, mas ficou sem o título e vaga na final. O Nacional alega modificação do resultado. Decisão no pleno será nesta segunda, 22.

Espírito Santo

O Real Noroeste recebe o Vitória na final do estadual no próximo sábado, 27. Na primeira partida, houve empate por 1 a 1. O vencedor leva o título. Em caso de empate, a decisão vai para os pênaltis.

Rio Grande do Norte

Na primeira final, com mando do ABC, no Frasqueirão, houve empate em 0 a 0. A decisão, na Arena das Dunas, será na quarta-feira, 24. Quem vencer será o campeão. Em caso de empate, a decisão vai para os pênaltis.

Rondônia

Na primeira partida da final, jogando em casa, o Ji-Paraná perdeu para o Vilhenense por 1 a 0. A partida final será em Vilhena, e o Vilhenense pode perder até por um gol de diferença. O Ji-Paraná precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para levantar a taça.

Roraima

O São Raimundo, vencedor do primeiro turno, já está na final. O segundo turno ainda está sendo disputado. O vencedor vai para a final. Caso o São Raimundo vença novamente, será declarado campeão sem necessidade de final.

Tocantins

Torneio ainda está na primeira fase.