Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Revista inglesa elege 23 melhores jogos de futebol de todos os tempos

Jogos desde 1982 estão na lista

A revista inglesa Four-Four-Two fez um levantamento elegendo os 23 melhores jogos simuladores de futebol de todos.

A lista conta como jogos de todas as épocas e todos os estilos. 

Veja a lista abaixo:

23° – LMA Manager (2002)

Jogo do PS2, trouxe jogo ao estilo 3D antes do Football Manager. Trazia resumos da partida e permitia aos técnicos observarem jogadores sub-11.

22° – FIFA Street (2012)

Jogos de PS3 cheio de jogadas e lances de habilidade, em que o jogador poderia realizar diversos tipos de “manobras” com a bola. Era muito mais que um simples jogo de futsal.

21° – Microprose Soccer (1988)

Um dos primeiros jogos de futebol da história. Ainda dos tempos em que o jogo era na vertical, mas que foi o “pai” de diversos jogos que vieram na sequência. Primeiro jogo desenvolvido por Jon Hare e Chris Yates, famosos criadores de games de futebol.

20° – Euro Boss (1991)

Um dos primeiros jogos de manager na história, em que o jogador deveria se preocupar com o financeiro da equipe, o tamanho dos estádios e claro, ganhar títulos.

19° – Super Soccer (1992)

Jogo do Super Nintendo, foi um dos favoritos para quem tinha o console. Jogadores só tinha o primeiro nome e o jogo era na vertical. Entradas agressivas estavam no jogo.

18° – World Championship Soccer 2 (1994)

Jogo de Mega Drive foi pouco vendido na época de seu lançamento. Hoje, virou paixão dos “adoradores de antiguidade” depois que foi divulgado que Jon Hare (um dos mais famosos desenvolvedores de jogos de futebol) participou da criação do jogo.

17° – Emlyn Hughes International Soccer (1988)

Outro dos jogos mais antigos, lançado ainda nos anos 1980 para computadores. Contudo, foi um dos mais desenvolvidos, com diferenciação de passe, drible e chute. Ainda era possível editar os nomes dos jogadores e uniformes das equipes.

16° – Mario Strikers Charged Football (2007)

A mistura de dois clássicos do mundo dos videogames: jogos de futebol e Mario. Mas como há uma mistura de dois, o jogo de futebol para Nintendo, unindo os dois, não é um jogo de futebol normal. Os chutes ganham efeitos, os personagens de Mario aparecem, como acontece em Mario Kart.

15° – UEFA Euro 2008 (2008)

Jogo para PS3 e Xbox 360, foi um jogo que ganhou destaque dentro da série Fifa, com companhia da EA Sports. Comemorações individuais de jogadores, mudança de gramado de acordo com o clima e temperatura.

14° – Top Eleven (2010)

Jogo de futebol envolvido com as mídias sociais. Incorporado ao Facebook, o jogo é gratuito no estilo manager. O jogo é online.

13° – Virtua Striker (1994)

Passe longo, passe curto, chute diferenciado, desarme. O Virtua Striker foi um dos primeiros a oferecer isso. Jogado na horizontal (um dos primeiros a fazer isso), o jogo dava essas opções e ainda contava com 18 seleções mundiais jogáveis.

12° – Multi-Player Soccer Manager (1991)

Um dos jogos mais realistas de manager da época. Lesões, treinamentos de jogadores, pré-temporada já existiam nesse simulador. 

11° – Actua Soccer (1995)

Foi um dos primeiros jogos a usar o motion capture, ou seja, jogadores de verdade faziam os movimentos e os jogos copiavam. Ainda no PS1, foi um dos primeiros jogos 3D de futebol. 

10° – Kick Off 2 (1990)

Pela primeira vez, bola e jogador não eram uma coisa só. Havia um espaço entre os dois. Jogo da série Sensible Soccer.

9° – Football Manager (1982)

Não. Não é o jogo da Sports Interactive, tão famoso hoje. Trata-se do primeiro jogo de manager da história. Mesmo em 1982, o jogo tinha um simulador das jogadas perigosas, que poderiam terminar em gol ou não.

8° – New Star Soccer (2012)

Mistura de elementos do Sensible Soccer (perspectiva elevada), Football Manager (negociação entre clubes) e elementos de RPG (melhorar a qualidade do jogador, fazendo atividades extra-curricular). Jogo do estilo carreira.

7° – Rocket League (2015)

Não é um simples jogo de futebol. É um jogo de futebol com carros. No mesmo esquema daquelas batalhas de carro em um circuito, mas com os carros tentando fazer gols. Jogo de PS4, é um simulador de risco e recompensa.

6° – International Superstar Soccer Deluxe (1996)

Para quem teve um Super Nintendo, é talvez o jogo mais clássico de futebol. É o percursor natural do PES. Contava com narrador e, no Brasil, ganhou versões alternativas, como o “Campeonato Brasileiro 1996” e “Ronaldinho 1998”.

5° – Football Manager 2016 (2015)

Recém lançado simulador de manager, na gestão de clube, é mais um game da série que já existe há quase duas décadas. Cada vez mais complexo e bem formatado, o jogo chega à sua melhor versão.

4° – FIFA 16 (2015)

Recém lançado jogo do FIFA, também é o melhor da série. Feito para PS4 e Xbox One vem com mais de 30 ligas licenciadas e ainda com equipes femininas neste ano.

3° – Championship Manager: Season 01/02 (2001)

O primeiro jogo de manager moderno a fazer grande sucesso no mundo todo. Antecessor do Football Manager, foi o primeiro jogo a simular de forma completa e melhor o jeito de dirigir um clube e gerir as finanças da equipe.

2° – Pro Evolution Soccer 6 (2006)

Melhor jogo da série PES, o jogo para PS2 revolucionou os games de futebol. Além de passe e chute precisos, o jogo trouxe melhor movimentação dos jogadores sem a bola, estilos de corrida únicos para cada jogador, formas diferentes de cobranças de falta.

1° – Sensible World of Soccer (1994)

A escolha desse jogo em primeiro no lugar de PES e FIFA é que, ao contrário dos outros, que precisaram de anos de evolução, o Sensible trouxe uma evolução incrível e um jogo completa 21 anos atrás. Mais de 24 mil jogadores e 1,5 mil times estavam na base de dados desse jogo de Mega Drive.