Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Zidane retorna ao Real Madrid: ‘Tive várias propostas, mas quis voltar’

Ídolo do clube espanhol substituirá Solari já a partir desta semana

O Real Madrid confirmou nesta segunda-feira, 11, o retorno do técnico Zinedine Zidane, que assinou contrato até 2022, e dirigirá o time já a partir desta semana. Consequentemente, o clube também confirmou a saída de Santiago Solari, que recebeu uma proposta para continuar trabalhando no Real Madrid. O ídolo francês foi apresentado nesta tarde e justificou sua saída, há nove meses.

“Saí porque era necessário para mim, para o vestiário e jogadores. Depois de dois anos e meio ganhando, algo precisava mudar. Sei como é este clube. Nem sempre é fácil, mas essa era a decisão que eu tinha de tomar, assim como a decisão de voltar. Tive várias propostas de outros clubes, mas não quis ir. Queria estar aqui”, explicou.

Desde a saída de Zidane, o Real Madrid atravessa má fase dentro dos gramados, mas os problemas no vestiário também chamam a atenção, como a discussão entre Sergio Ramos e Florentino Pérez. As confusões, no entanto, não serão foco do francês em seu retorno. “Não há nenhum problema. Os jogadores que estão aqui ganharam muitíssimo. Não vou me meter no que aconteceu entre eles. Só quero voltar a trabalhar com o elenco”.

Zidane, de 46 anos, substituirá Solari, que foi seu colega nos tempos de jogador do clube. O Real foi eliminado da Champions, da Copa do Rei e está praticamente sem chances de título no Campeonato Espanhol. “Acompanhei toda a temporada. Quero estar com os jogadores. Eles sabem que é um ano difícil, mas nem sempre é possível fazer as coisas bem e vencer. O futebol é assim. É preciso aceitar as mudanças. Só penso nos próximos 11 jogos, o resto verei com as pessoas indicadas. Vamos nos preparar para a próxima temporada”.

O ex-craque francês dirigiu o Real Madrid entre 2016 e 2018 e, em sua primeira experiência como treinador de primeira divisão, conquistou todas as Ligas dos Campeões que disputou, além de dois Mundiais de Clubes, uma liga espanhola, entre outros títulos. Ele estava desempregado havia nove meses, desde que surpreendeu ao deixar o comando do clube. Na ocasião, ele previu que o clube passaria por momentos difíceis após o tricampeonato continental.

Classificação do Campeonato Espanhol

“Se não vejo claramente que vamos seguir ganhando, que vamos fazer as coisas como quero. chega um momento que é melhor mudar para não continuar e fazer bobagens”, disse, na ocasião. “É um momento estranho, mas este time precisa de mudanças para seguir ganhando, de um outro discurso, de uma outra metodologia de trabalho e por isso tomei a decisão.”

Em má fase e na reserva, Marcelo reencontrará o técnico que mais bem o aproveitou no clube (Paul Hanna/Reuters)