Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Quem são os brasileiros melhores colocados na Chuteira de Ouro europeia?

Muitos jogadores desconhecidos figuram na lista, que não tem Neymar, Willian, Coutinho...

A Chuteira de Ouro europeia é um prêmio entregue anualmente para o maior artilheiro dentre todas as ligas nacionais do continente. Para tal, são contados apenas os gols marcados pelos campeonatos nacionais, excluindo Copas e competições internacionais, com a Liga dos Campeões.

Os torneios europeus, por sua diferença técnica, tem diferentes pesos. Ligas como as de Alemanha, Espanha, Inglaterra, Itália e Portugal, por exemplo, têm peso 2. Já as ligas de França, Rússia e Ucrânia, por exemplo, têm peso 1,5. Já ligas como as de Bulgária e Sérvia, por exemplo, além de outras menores, têm apenas peso 1.

Com essas informações, os líderes, dividindo o primeiro lugar são Bas Dost, holandês do Sporting-POR, Pierre-Emerick Aubameyang, gabonês do Borrusia Dortmund-ALE e Luis Suárez, uruguaio do Barcelona, todos com 16 gols em seus campeonatos nacionais, lideram com 32 pontos.

Os primeiros lugares têm muitos argentinos e uruguaios, mas poucos brasileiros. Neymar, com cinco gols no Espanhol (10 pontos), Willian, com cinco gols no Inglês (10 pontos) e Coutinho, também cinco gols no Inglês (10 pontos), estão todos fora da lista dos principais artilheiros, com baixa pontuação.

Veja quem são os brasileiros com destaque na lista

1° – Willian José – 8 gols no Espanhol (Real Sociedad) – 18 pontos

Esse é conhecido. Revelado no Grêmio Barueri e com passagens por São Paulo, Real Madrid-ESP e seleção brasileira olímpica, Willian José faz temporada ótima na Real Sociedad após boa temporada nos Las Palmas. Tem 25 anos.

Willian José é o melhor brasileiro na Chuteira de Ouro – Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images

2° – Junior Moraes – 10 gols no Ucraniano (Dynamo de Kiev) – 15 pontos

Revelado na base do Santos e com passagens por Ponte Preta e Santo André, está na Europa desde 2010. Passou por Gloria-ROM, Metalurg-UCR, CKSA Sofia-BUL, até estourar em sua segunda passagem no Metalurg. Desde 2015 está no Dynamo de Kiev e, nesta temporada, vai muito bem. Tem 29 anos.

Júnior Moraes é um dos artilheiros do Dynamo de Kiev – Site oficial

3° – Caio – 9 gols no Suíço (Grasshopper) – 13,5 pontos

Esse é conhecido do torcedor palmeirense. Revelado no Grêmio Barueri e com passagens por Guarani e Internacional, estourou no Brasil em 2007 e 2008, jogando muito bem pelo Palmeiras. Ainda em 2008, foi para o futebol alemão, jogar no Eintracht Frankfurt. Voltou ao Brasil para jogar em Bahia e Atlético-GO sem sucesso. Desde 2013 está no Grasshhopper e faz grande temporada. Tem 30 anos.

Ex-palmeirense Caio, artilheiro no Grasshopper – Site oficial

3° – Alex da Silva – 9 gols no Cipriota (Apollon Limassol) – 13,5 pontos

Experiente meia revelado pelo Marília em 2005, teve rápida passagem pelo Santos e, desde 2006, joga em clubes da Europa B. Voltou em 2010 para jogar no Oeste, mas voltou logo para a Europa. Desde 2015 joga o Campeonato Cipriota pelo Apollon Limassol. Tem 33 anos.

Alex da Silva, destaque no Chipre – Site oficial

5° – Jonathas – 8 gols no Russo (Rubin Kazan) – 12 pontos

Atacante de 27 anos revelado pelo Cruzeiro, campeão da Copa São Paulo, teve até espaço no site de PLACAR, ganhando um perfil sobre sua carreira no Leste Europeu. Teve sucesso jogando na segunda divisão italiana e na Espanha, e hoje brilha no futebol russo.

Jonathas brilha hoje no Rubin Kazan – Epsilon/Getty Images

5° – Leonardo Silva – 12 gols no Sérvio (Partizan) – 12 pontos

Meia da base do Matsubara-PR, começou sua carreira profissional já na Europa, no Enosis Neon Paralimni, do Chipre. Desde 2016, após deixar o Anzhi-RUS, está na Sérvia, jogando por um dos maiores clubes do país, o Partizan, onde é o artilheiro.

Leonardo é artilheiro na Sérvia – Site oficial Partizan

5° – João Paulo – 12 gols no Búlgaro (Botev Plovdiv/Ludogorets) – 12 pontos

Atacante de muito sucesso no ABC e com passagem grande pelo futebol coreano, esteve no Botev no meio de 2016 até o fim do ano, marcando 12 gols no Campeonato Búlgaro. Seu sucesso foi tanto que acabou contratado pelo Ludogorets, maior time do país hoje. Aos 29 anos, o Furacão Potiguar é um dos artilheiros do torneio e agora está no líder do campeonato.

João Paulo trocou de clube na Bulgária e agora joga no líder Ludogorets – Ludogorets/Divulgação