Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Quantos jogos deixaram de ser realizados na Copa do Brasil até hoje?

Como acabou ficando cada uma dessas situações?

Pergunta de Letícia (lelezinha_216@hotmail.com)Quantos e quais jogos da Copa do Brasil deixaram de ser realizados até hoje? Como acabou ficando cada uma dessas situações?

R: Logo na primeira Copa do Brasil, em 1989, o Mixto-MT, que havia sido goleado pelo Grêmio no primeiro jogo da segunda fase, em Cuiabá, por 5 a 0, não compareceu à partida de volta, em Porto Alegre, alegando falta de voos para o Rio Grande do Sul. O Grêmio foi declarado vencedor por WO e depois chegaria ao título.

Mas o motivo mais frequente para jogos deixarem de ser realizados na Copa do Brasil é a inscrição irregular de jogadores por parte de clubes que acabam sendo eliminados, cedendo a classificação ao adversário. Isso aconteceu com o São Paulo, que em 1996 não pôde enfrentar o Internacional no jogo de volta das oitavas de final. Com o Guarani, em 1998, após a vitória em casa por 3 a 1 sobre o Vila Nova-GO, no primeiro jogo da segunda fase,

Com o Barra-MT, em 2004, no 0 a 0 em casa com o Santa Cruz-PE, na primeira partida da primeira fase. Com o Atlético-SC, em 2005, após o 0 a 0 com o Ituano, jogo de ida da primeira fase. Com o Baraúnas-RN, em 2007, no 1 a 1 com o Vitória-BA, fora de casa, jogo de volta da primeira fase. Com o O Rio Branco-PR, nos 3 a 0 sobre o Villa Nova-MG, jogo de ida da segunda fase. E finalmente com o Maranhão-MA, em 2008, na derrota por 2 a 1, em casa, para o São Caetano, jogo de ida da primeira fase.

O caso mais recente de jogo não realizado pela Copa do Brasil aconteceu em 2014, e acabou entrando para a história por seu ineditismo. Na partida Grêmio 0 x Santos 2, em Porto Alegre, primeira das oitavas de final da competição daquele ano, o goleiro Aranha, hoje no Palmeiras, mas que na época defendia o Santos, foi insultado por torcedores com gritos racistas. A CBF resolveu cancelar o segundo jogo, que seria realizado na Vila Belmiro, eliminando o Grêmio e classificando o Santos automaticamente para as quartas de final.