Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Procon notifica operadoras em meio a indecisão sobre Palmeiras e Globo

Assinantes do pacote de pay-per-view terão de ser avisados de atitudes das operadoras, caso jogos do campeão brasileiro não façam parte do pacote

O Procon de São Paulo enviou nesta quinta-feira, 4, uma notificação às operadoras de TV por assinatura Claro, Sky, Vivo, Oi e TIM para que esclareçam a oferta dos pacotes relativos à transmissão do Campeonato Brasileiro de 2019, que começa em três semanas. Como Palmeiras e o grupo Globosat não entraram em acordo para a transmissão das partidas do clube nos canais Premiere (pay-per-view) até o momento, o Procon quer saber qual será a oferta aos consumidores e se eles estão devidamente informados da possível limitação dos serviços.

O Procon quer a informação de quais as atitudes o canal Premiere tomará com relação aos assinantes que já contrataram o serviço, que prometia anteriormente todos os jogos do torneio – se haverá abatimento do valor cobrado, de quanto será o abatimento e se o consumidor é informado sobre as possibilidades de reembolso. A assinatura do serviço de pay-per-view varia de 79,90 a 109,90 reais mensais. 

“Os assinantes mais antigos do pay-per-view já contrataram os pacotes com a presença de todos os times do campeonato. Na medida em que há um número menor de times, significa a diminuição na quantidade de serviço prestado e na quantidade de produto oferecido. Com isso, o consumidor tem direito a um abatimento proporcional do preço, nos termos do Artigo 19 do Código de Defesa do Consumidor. Ou, então, que ele tenha direito ao cancelamento do contrato com a restituição da quantia paga proporcionalmente”, afirmou o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez.

As empresas têm 48 horas para apresentar uma resposta aos questionamentos do Procon.

Palmeiras x Globo

O atual campeão brasileiro é o único clube da Série A que que ainda não assinou contrato com o Grupo Globo para transmissão em TV aberta e em pay-per-view (via canal Premiere) do torneio. O Athletico Paranaense também ainda não fechou acordo de PPV, mas deve resolver a questão nos próximos dias, segundo informações do jornal Gazeta do Povo. 

Como para ter os jogos transmitidos no Brasileirão é necessário os dois times envolvidos estarem de acordo sobre os direitos televisivos, a falta de acordo do Palmeiras mantém uma lacuna na grade dos canais. Para a TV fechada, o clube fechou acordo com a Turner (Esporte Interativo), assim como fizeram Athletico-PR, Bahia, Ceará, Fortaleza, Internacional e Santos. Caso a situação de impasse persista, o Palmeiras só teria 12 de seus 38 jogos transmitidos.

O Palmeiras discorda dos valores oferecidos pela Globo, principalmente de uma redução nos valores de contrato para os clubes que fecharam com a Turner para a TV fechada. A diretoria do time alviverde exige receber um montante semelhante a Flamengo e Corinthians. Para a TV aberta, a emissora tem oferecido um total 600 milhões de reais para as equipes. Essa cifra é dividida com 40% da fatia repartida igualmente, outros 30% de acordo com os jogos exibidos e mais 30% pela performance.

Clubes assinados com SporTV
Atlético-MG, Avaí, Botafogo, CSA, Chapecoense, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, São Paulo e Vasco.

Clubes assinados com Esporte Interativo/Turner
Athletico-PR, Bahia, Ceará, Fortaleza, Internacional, Palmeiras e Santos.

Clubes assinados com Globo
Atlético-MG, Athlético Paranaense, Avaí, Bahia, Botafogo, Ceará, CSA, Chapecoense, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Grêmio, Internacional, Santos, São Paulo e Vasco.

Clubes assinados com pay-per-view

Atlético-MG, Avaí, Bahia, Botafogo, Ceará, CSA, Chapecoense, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Grêmio, Internacional, Santos, São Paulo e Vasco.

(com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Vitor Pagotto

    sugiro a todos palmeirenses cancelarem contrato com PPV se o Palmeiras não acertar com eles ate dia 14 de abril

    Curtir

  2. Vitor Pagotto

    sugiro a todos palmeirenses cancelarem contrato com PPV se não houver acerto com eles ate dia 14 de abril

    Curtir

  3. Gilton Ferreira Silvério

    NÃO FARÁ FALTA NENHUMA, ASSIM COMO NÃO FEZ NOS SEUS DOIS VERGONHOSOS REBAIXAMENTOS – QUER GANHAR IGUAL AO FLAMENGO ? KKK

    Curtir