Clique e assine a partir de 9,90/mês

Prefeito Marcelo Crivella suspende jogos do Carioca no Rio de Janeiro

Decreto determinou a paralisação das competições esportivas até o próximo dia 25; político voltou atrás e a decisão valerá apenas para Botafogo e Fluminense

Por Alexandre Senechal - Atualizado em 20 jun 2020, 20h25 - Publicado em 20 jun 2020, 17h03

O Campeonato Carioca retornou na última quinta-feira, 18, e correu o risco de parar novamente, pelo menos dentro da cidade do Rio de Janeiro. Uma medida do prefeito Marcelo Crivella, publicada na edição deste sábado, 20, no Diário Oficial do município, decretou a suspensão de competições esportivas em locais com portões fechados até a próxima quinta-feira, 25.

Horas depois, porém, Crivella voltou atrás e disse que irá alterar o texto neste domingo, 21, e suspenderá apenas as partidas envolvendo Botafogo e Fluminense, times que foram contrários à volta do futebol por causa das mortes diárias pela Covid-19. Portanto, as duas partidas dentro do município neste final de semana serão mantidas: os jogos entre Vasco da Gama e Macaé, no estádio São Januário, e o confronto entre Madureira e Resende, em Conselheiro Galvão, ambos no domingo. A Globo afirmou em nota oficial que desmobilizou suas equipes de transmissão após a primeira decisão do prefeito e não vai exibir nenhuma das duas partidas.

Rivais dentro de campo e no posicionamento sobre a volta do Estadual, representantes de Flamengo e Botafogo falaram a PLACAR sobre o decreto. O Rubro-Negro, um dos clubes favoráveis ao retorno do futebol, afirmou, via assessoria de imprensa, que respeitava a decisão inicial do prefeito. Já Carlos Augusto Montenegro, membro do comitê executivo de futebol botafoguense, disse que o decreto da prefeitura “é normal, já que eles estão administrando a doença”, mas não acredita que o curto período de suspensão seja o ideal.

Além da suspensão das competições esportivas até o próximo dia 25, o decreto, que agora só valerá para Botafogo e Fluminense segundo Crivella, também define que os centros de treinamento de futebol profissional do município serão inspecionados pelos órgãos sanitários antes do reinício das competições oficiais. Os times baseados em outras cidades deverão apresentar até a data um relatório de inspeção sanitária de um órgão municipal competente.

Primeira competição brasileira a acontecer desde o início da pandemia, o Campeonato Carioca teve apenas dois jogos depois da liberação. Ambos dentro da cidade do Rio de Janeiro. Na última quinta-feira, 18, o Flamengo venceu o Bangu por 3 a 0 no Maracanã. No dia seguinte, Portuguesa e Boavista empataram por 0 a 0 no estádio Luso-Brasileiro.

Continua após a publicidade
Publicidade