Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Português começa dois favoritos e Sporting correndo por fora

Torneio começa com chegada de Casillas

O Campeonato Português também começa nesta final de semana. Benfica e Porto, novamente entram como favorito. E novamente o Sporting vem brigando por fora.

Participante de todas as edições do torneio, o Benfica é também o maior campeão da competição, com 34 títulos. O clube ainda é aquela com mais gols e vitórias pelo torneio (5.468 e 1.533, respectivamente).

Nesta edição, o clube busca o tricampeoanto, algo que não alcança desde a temporada 1976/1977. Outro ponto positivo e em favor da equipe é o fato de que não perde desde 2012 no Estádio da Luz, sua casa, pelo torneio. A grande contratação da temporada foi o mexicano Raúl Jiménez, do Atlético de Madri. O clube ainda trouxe por empréstimo o bom centroavante grego, Mitroglou. 

O maior rival do Benfica no torneio é o Porto, que também esteve em todas as edições do torneio e foi campeão em 13 dos últimos 20 disputados. O clube não perde há 16 partidas no torneio e tem a maior série invicta de todos os participantes.

A contratação mais cara da equipe nesta temporada foi Giannelli Imbula, volante que veio do Olympique de Marselha. O time perdeu seu artilheiro Jackson Martínez para o Atlético de Madri-ESP, mas trouxe o italo-argentino, Pablo Osvaldo, que estava no Boca Juniors. Mas a grande contratação da equipe foi o goleiro Iker Casillas, que deixou o Real Madrid-ESP no fim da temporada passada. Além dele, outro nome de peso que chegou foi Maxi Pereira, que estava no Benfica.

Por fim, correndo por fora, vem o Sporting. O clube é o terceiro que participou de todas as edições do torneio. O clube não vence a 13 anos e vive seu segundo maior período de jejum em Portugal. O clube chegou a ficar de 1982 a 2000, por 18 anos na fila. Contudo, o clube não perde há onze partidas no Português e ainda é detentor da maior goleada história da competição, um 14 x 0 sobre o Leça, em 1941/1942.

Para este ano, a equipe se reforçou. Um dos grandes nomes foi o atacante colombiano Teófilo Gutiérrez, campeão da última Copa Libertadores com o River Plate. Bruno Paulista, jovem revelação do Bahia, também chegou ao clube, junto com o meia costarriquenho, Bryan Ruiz. Outro nome de peso foi o meia italiano, Aquilani, da Fiorentina.