Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Pia mantém base de Vadão em sua 1ª convocação na seleção feminina

Treinadora sueca fará sua estreia no comando do Brasil diante da Argentina, dia 29, no Pacaembu. Marta e Formiga seguem no time

Por Estadão Conteúdo Atualizado em 20 ago 2019, 16h47 - Publicado em 20 ago 2019, 16h26

A técnica sueca Pia Sundhage, escolhida pela CBF para substituir Osvaldo Alvarez, o Vadão, fez nesta terça-feira, 20, na sede da entidade, no Rio de Janeiro, a sua primeira convocação da seleção brasileira feminina de futebol. No início da preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, a treinadora manteve a base do time que disputou a Copa do Mundo na França para a disputa de um torneio amistoso em São Paulo no final deste mês, sendo que 15 delas participaram recentemente do Mundial da França.

A atacante Marta, do Orlando Pride, e a veterana volante Formiga, de 41 anos, do Paris Saint-Germain, seguem no grupo. Já a  atacante Cristiane, que ainda se recupera de uma lesão sofrida no Mundial e nem voltou a jogar pelo São Paulo, não foi chamada.

Entre as novidades estão a presença da meia Yaya, do São Paulo, que fará a sua estreia na seleção principal, e as voltas da zagueira Erika, do Corinthians, e da lateral Fabiana, do Internacional, que foram convocadas para o Mundial, mas sofreram o corte a poucos dias da estreia por conta de lesão muscular.

  • Pia Sundhage fará a sua estreia na seleção brasileira feminina em um torneio amistoso com outros três países no estádio do Pacaembu, em São Paulo. O primeiro jogo será contra a Argentina, no próximo dia 29, às 21h30, em uma das semifinais; a outra será entre Chile e Costa Rica.

    A competição amistosa terá quatro jogos que serão disputados em rodadas duplas. As duas semifinais serão na quinta-feira da semana que vem e as partidas restantes – final e disputa do terceiro lugar – acontecerão em 1.º de setembro, um domingo. O torneio será realizado na primeira data Fifa após o Mundial, entre 26 deste mês e 3 de setembro.

    Continua após a publicidade

    Com pouco tempo para a sua estreia, Pia Sundhage espera um time com uma atitude diferente de antigamente, especialmente nas defesa. “Uma coisa que espero que vejam é uma atitude um pouco diferente na defesa. Se estivermos sem posse de bola todo mundo precisa recuperá-la. E se a gente fizer isso vai ficar um pouco mais no entorno de quem está com a bola e construir o ataque. Espero que seja assim. Temos alguns dias antes do primeiro jogo. Vai levar um tempo, mas pouco a pouco vocês vão ver as mudanças”, disse a sueca na entrevista coletiva.

    Lista de convocadas da seleção brasileira:

    Goleiras – Bárbara (Avaí/Kindermann) e Aline Reis (Tenerife-ESP);

    Laterais – Letícia Santos (Frankfurt-ALE), Fabiana (Internacional), Joyce (Tenerife-ESP) e Tamires (Corinthians);

    Zagueiras – Kathellen (Bordeaux-FRA), Mônica (sem clube), Erika (Corinthians) e Bruna Benites (Internacional);

    Meias – Thaisa (Real Madrid-ESP), Formiga (Paris Saint-Germain-FRA), Luana (KSPO-CDS) e Yaya (São Paulo);

    Atacantes – Andressa Alves (Roma-ITA), Geyse (Benfica-POR), Marta (Orlando Pride-EUA), Milene (Corinthians), Debinha (North Carolina Courage-EUA), Chú (Changchun Dazhong-CHN), Bia Zaneratto (Incheon Hyundai-CDS), Ludmila (Atlético de Madrid-ESP) e Raquel (Sporting Lisboa-POR).

    Continua após a publicidade
    Publicidade