Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Pela 1ª vez na história, Brasil fica de fora da semifinal da Copa de futebol de areia

Seleção perdeu para a Rússia, bicampeã do torneio

O Brasil está fora da semifinal da Copa do Mundo de futebol de areia. É a primeira vez que isso acontece na história do esporte. Em 17 edições na história do esporte, o Brasil conquistou 13 vezes o torneio. 

Na edição disputada em Espinho, Portugal, o Brasil perdeu na prorrogação das quartas de final para a atual bicampeã do torneio, Rússia, com um gol a nove segundos do fim. Com a eliminação, o Brasil perdeu a vaga na semifinal, algo costumeiro para a seleção.

Das 17 edições anteriores, o Brasil esteve na semifinal em todas. Em 13, venceu. Foi vice-campeã em apenas uma, na edição de 2011. Foi terceira colocada duas vezes, incluindo a edição passada, de 2011. Por fim, foi quarta colocada em 2001, na pior participação do Brasil na história do torneio. 

De 1995 a 2004, o torneio foi disputado anualmente, sem participação da Fifa. Todas as edições foram disputadas no Brasil e a seleção venceu todas, om exceção de 2001, quando ficou em quarto.

A partir de 2005, o torneio foi oganizado pela Fifa, a cada dois anos. Logo na primeira edição, o Brasil foi 3° colocado. Em seguida, venceu quatro edições seguidas, até 2011, quando perdeu a final para a Rússia. Em 2013, caiu na semifinal para a Espanha e viu a Rússia conquistar o bicampeonato.

Neste ano, em Portugal, o Brasil fez uma partida defensivamente péssima contra a Rússia, e viu a seleção europeia entrar novamente na rota do título brasileiro, eliminado o Brasil na prorrogação, a segundos do fim.