Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Palmeiras faz melhor turno e 2ª melhor campanha desde 2006

Campanha do Palmeiras foi perfeita para conquistar mais um título

No fim, o Palmeiras sobrou no Campeonato Brasileiro de 2016. Desde 2006, quando o torneio passou a ter 20 clubes, ninguém fez um segundo turno tão bom quanto o do Palmeiras. E apenas o Corinthians de 2015 fez a campanha global melhor. E, mesmo assim, apenas um ponto à frente.

Na campanha global, o Palmeiras fez 80 pontos em 38 partidas, com 24 vitórias, oito empates e seis derrotas. Foi a mesma campanha do Cruzeiro de 2014, com a diferença de que, naquela campanha, o clube teve saldo de 29 gols, contra 30 do Palmeiras neste ano.

Apenas o Corinthians de 2015, com 81 pontos, fez uma campanha superior à do Verdão. Mas diferentemente do que aconteceu neste ano, o clube não venceu o maior rival. Perdeu para o Palmeiras em sua Arena (a única derrota em casa) e empatou no Allianz Parque. Neste ano, o Verdão venceu as duas.

Já no segundo turno, desde 2006, ninguém foi tão bem quanto o Verdão. Nos 19 jogos, foram 13 vitórias, cinco empates e somente uma derrota, para o Santos, na Vila Belmiro. Com isso, o clube somou 44 pontos e supera Grêmio (2010) com o melhor segundo turno até aqui, com 43 pontos.

Além disso, o Palmeiras fez o melhor turno da história do torneio desde 2006, somando primeiro e segundo. Antes, estavam empatados Grêmio (segundo turno de 2010), Atlético-MG (primeiro turno de 2012) e Cruzeiro (primeiro turno de 2014), todos com 43 pontos.

O Verdão ainda foi a equipe que mais venceu neste ano (24), o time com mais gols marcados (62) e com menos gols sofridos (32). Teve a terceira melhor campanha como mandante (apenas dois pontos atrás do Atlético-PR e um atrás do Santos). Já como visitante teve disparado a melhor campanha. Além disso, o Palmeiras não teve nenhum jogador expulso em 38 rodadas do torneio.

Contando ainda os torneios desde 2003, o aproveitamento do Verdão, além de pior do que o do Corinthians de 2015, só é pior que o do Cruzeiro de 2003, que teve 72% de aproveitamento. Neste ano, o Palmeiras teve 70,2% de aproveitamento. Além disso, o clube venceu os dois turnos do torneio e teve a melhor média de público, com 32.470 torcedores por jogo, com ocupação de 77% de seu estádio.