Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Palmeiras e Globo encaminham acordo e jogo de sábado pode passar na TV

O clube paulista é o único da Série A que ainda não tem nenhum acordo com a emissora

O impasse entre Palmeiras e Rede Globo sobre os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro para TV aberta e pay-per-view está perto de acabar. Depois de várias reuniões, o clube considera ter sido atendido em parte das reivindicações e acena com a possibilidade de já ter a partida deste sábado contra o Botafogo, em Brasília, exibida pela emissora carioca.

Tabela completa de jogos do Campeonato Brasileiro de 2019

A negociação do Palmeiras caminhou após a Globo aceitar a retirada de redutor de 20% no valor do contrato. Essa espécie de multa foi oferecida a todas as equipes que fecharam para TV fechada com a empresa Turner, dona do canal Esporte Interativo. A diretoria palmeirense discordou da proposta inicial e exigiu que a emissora aumentasse o montante.

Para TV aberta, o Palmeiras questionava a forma de divisão do contrato, com 30% do total a ser repassado de acordo com a quantidade de jogos exibidos, algo que é determinado exclusivamente pela emissora. A discussão sobre pay-per-view tem como entrave o pedido do Palmeiras para receber uma fatia fixa pelos direitos, assim como feito com Flamengo e Corinthians. Pelo modelo inicial, o clube teria direito a valores modelados dentro de parâmetros como desempenho e quantidade de torcedores que são assinantes do serviço.

O Palmeiras é o único clube da Série A que ainda não tem acordo com a Globo. O Athletico-PR fechou com a emissora apenas para TV aberta, pois preferiu tratar de forma separada a negociação para pay-per-view. Nessas cinco primeiras rodadas, dois compromissos do atual campeão brasileiro não tiveram transmissão alguma: contra CSA, em Maceió, e Atlético-MG em Belo Horizonte.

O acordo em discussão com a Globo diz respeito aos direitos de transmissão para o ciclo de 2019 a 2024. Para TV fechada, o Palmeiras vai manter, nesse período, o acordo com a Turner, que transmite as partidas do clube no canal TNT, com equipe do Esporte Interativo. A empresa tem contrato com sete times do Brasileirão: Athletico-PR Bahia, Ceará, Fortaleza, Internacional, Palmeiras e Santos.