Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Opinião: na guerra Palmeiras x Globo, clube e torcida têm mais a perder

Clube pensa no seu próprio umbigo e pode acabar sem jogos transmitidos, o que seria péssimo para sua marca, patrocinadores e fãs

A dois dias do início do Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Rede Globo não entraram em acordo sobre os direitos de transmissão dos jogos do atual campeão até o momento. Esta situação é triste e ruim para todos os envolvidos, principalmente para o torcedor, que talvez não veja os jogos do seu time. Isso não é justo, não é correto. Cada decisão que os clubes tomam, seja acertada ou errada, afeta a credibilidade da competição, os negócios e o próprio torcedor e parece que os dirigentes não entendem isso.

No caso do Palmeiras, me parece uma picuinha. É o time mais rico do Brasil, não precisa de dinheiro. Os dirigentes querem jogar a torcida contra a Globo ou quem quer que seja, mas, caso o Palmeiras não tenha jogos transmitidos, isso ficará marcado na história. E é importante lembrar que qualquer clube é muito maior que o atual presidente e do que virá depois.

Do ponto de vista prático, se não houver acordo, para a Globo será péssimo, pois o Palmeiras é um dos maiores clubes do Brasil. Já o clube terá de abrir mão de certa quantia – que aparentemente não fará falta – e como o Esporte Interativo tem times menores em relação aos que fecharam com a Globo, o Palmeiras terá menos visibilidade para patrocinadores. Será que a Puma está satisfeita? A Crefisa não deve estar tão preocupada e talvez seja por isso que o clube insista nisso.

O Palmeiras hoje não tem de prestar contas aos grandes patrocinadores que esperam retorno, é uma gestão mais parecida com as de magnatas internacionais, que fazem o que quiserem com seus clubes, do que um clube que precisa de dinheiro, projetos e reestruturação. Portanto, esse argumento de que a Globo não paga o mesmo que para o Flamengo não funciona. A realidade do mercado é esta, a TV vai pagar para quem tem mais torcida. Sou contra este modelo, mas não é dessa forma que as coisas vão mudar.

O Palmeiras pensa no seu próprio umbigo e pode sim acabar não tendo jogos transmitidos, o que seria péssimo para a sua marca, patrocinadores e torcedores. Perde o campeonato, perde a Globo, mas perde ainda mais o Palmeiras, embora eles não vejam dessa maneira. No entanto, ainda acredito em uma solução, embora o tempo esteja se esvaindo.

* Amir Somoggi é consultor de marketing e gestão esportiva e sócio-diretor da Sports Value

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Robson Alves

    Mas como fala besteira. Claro que pro Palmeiras e para os torcedores é muito ruim. Mas o que eu vejo de pior é ver os times todos comendo na mão da Globo, vendendo a alma ao diabo, enquanto no primeiro mundo os clubes tem a liberdade de transmitir os jogos por onde lhe convier. Quando os outros times verem que a decisão do Palmeiras foi acertada, irão ver a besteira que foi assinar com essa Emissora infame!!

    Curtir

  2. Leandro Sales

    Quem perde é a Globo, a torcida palmeirense ouve no rádio assisti no Facebook, mas não fica sem o Palmeiras, e para as marcas e patrocinadores, a TNT é gigante, vai expandir a marca Palmeiras ainda mais.

    Curtir