Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘O futebol atual me entedia’, diz Sampaoli em evento na CBF

O treinador argentino do Santos deu palestra no Rio ao lado de Tite e Fernando Diniz

O técnico do Santos, Jorge Sampaoli, participou de evento na CBF na manhã desta segunda-feira, 22, no Rio de Janeiro, ao lado dos colegas de profissão Tite, da seleção brasileira, e Fernando Diniz, do Fluminense. O argentino, depois de ministrar uma palestra, respondeu perguntas e afirmou desejar que o clube paulista ‘volte no tempo’.

Tabela completa de jogos da Copa América 2019

“No êxito, tudo se aceita. Na derrota, evidencia-se essa dificuldade. É importante olhar para trás. Vejo jogos do Brasil de 70, de 82, Huracán de César Luis Menotti, Argentina de José Pekerman, Hungria… O futebol atual me entedia. Quero que meu time volte no tempo, mas é muito difícil.”

(Lucas Figueiredo/CBF)

Sampaoli também reclamou da dificuldade para treinadores no Brasil, pois a impaciência de torcedores predomina. “O que mais me custou treinar é a zona de conforto. Jogador acelera porque o público acelera, o obriga a sair do conforto, não tolera um passe atrás e festeja um chutão para fora do estádio. Por isso o criativo não aparece, oprimido pelo contexto social. Não há paciência. É tudo a curto prazo”, finalizou.

O técnico Tite, da seleção brasileira, também participou do evento da CBF e criticou, por outro lado, a impaciência de dirigentes. “Nos deem tempo para trabalhar. Dirigentes e executivos, escolham bem seus técnicos. Vejam se aquela ideia compactua com a história do clube. Se for o projeto correto para o clube, dê tempo para o técnico trabalhar, buscar uma qualificação e conquistar sua permanência.”

Veja também

Neymar de volta

(Lucas Figueiredo/CBF)

Tite celebrou o retorno de Neymar, recuperado de lesão no pé direito, que estará bem condicionado para defender a seleção brasileira na Copa América, realizada no Brasil, em junho.

“Eu comparo com o jogo contra a Croácia (amistoso pré-Copa, quando Neymar voltou de lesão marcando gol). A diferença agora é que há um tempo maior. Consequentemente, há um tempo de recuperação melhor para estar melhor tecnicamente também”, comentou.

O atacante brasileiro participou da vitória sobre o Monaco, por 3 a 1, que deu o título do Campeonato Francês ao Paris Saint Germain. Ele entrou no segundo tempo e deu uma assistência para um dos três gols do atacante Kylian Mbappé. A seleção estreia na Copa América no dia 14 de junho, contra a Bolívia, pelo Grupo A, no Morumbi. Venezuela e Peru completam o grupo do Brasil.

(Com Gazeta Press)