Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Neymar no PSG garantiria bom lucro ao Santos: saiba quanto

Por ser clube formador do craque, equipe brasileira receberia 4% do valor a ser pago pelo clube francês ao Barcelona

O atacante Neymar negocia com o Paris Saint-Germain e, caso aceite trocar o Barcelona pela equipe francesa, se tornará, com sobras, o jogador mais caro de todos os tempos. Como clube formador do jogador, o Santos também receberia uma boa quantia com a transferência ao PSG: 8,88 milhões de euros (cerca de 32,4 milhões de reais).

A cláusula de solidariedade da Fifa permite que o clube formador do jogador receba até 5% do valor pago ao jogador em transferências internacionais. Esses 5% são divididos entre os clubes pelo qual o jogador atuou entre 12 e 23 anos de idade. Os clubes pelos quais jogou entre 12 e 15 anos rende 0,25% por temporada. Já entre os 16 e 23 anos, cada clube recebe 0,5%.

Como defendeu o Santos até a temporada em que completou 21 anos, Neymar renderia ao clube 4% dos 222 milhões de euros que o PSG pagaria ao Barcelona, totalizando 8,88 milhões de eurosJá a o clube catalão, pelo qual o brasileiro atuou entre 22 e 23 anos, poderia receber mais 1% (2 milhões de euros), além do valor da multa rescisória.