Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Não tem tu, vai tu mesmo: Athirson estreia como técnico no Piauí

Treinador chegou ao clube no fim de outubro

Athirson é o novo treinador do Flamengo. Mas não o clube carioca onde foi revelado, cresceu e chegou à Seleção: o ex-lateral vai comandar o homônimo rubro-negro do Piauí. 

Após um curso na Federação Carioca, outro na CBF e períodos de estágio com treinadores como Doriva, Roger Schmidt, no Bayer Leverkusen, e o consagrado Pep Guardiola, no Bayern Munique, Athirson foi contratado pelo Flamengo do Piauí para liderar a equipe no Estadual do ano que vem. “Significa muito começar aqui. Existem algumas semelhanças porque eu comecei minha carreira no Flamengo como jogador, desde as categorias de base, e a minha primeira oportunidade está sendo aqui. É o clube com o qual eu sou mais identificado”, diz.

O trabalho de Athirson já começou: ele e a diretoria do Flamengo estão trabalharam na montagem do cronograma da pré-temporada que começou em dezembro. O primeiro desafio, segundo o treinador, é conciliar o método de treinamento intenso que assistiu em Munique e quer implantar no Brasil com a alta temperatura do verão piauiense.

Alguns dos antigos comandantes servem de exemplo para o perfil que Athirson quer criar, como Levir Culpi, Paulo Autuori, Paulo Bonamigo e Vadão. “Vou pegando um pouco de cada um e colocando no meu modelo de trabalho. Gosto de times com posse de bola, diminuindo os espaços. E, pelo fato de ter sido ex-jogador, isso facilita muito o  entendimento com os jogadores”, afirma.

Athirson estreia oficialmente contra o Cori-Sabbá, fora de casa, no dia 30 de janeiro, na primeira rodada do Campeonato Piauiense.