Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mundial palmeirense completa 65 anos

Taça Rio foi conquistada após empate em 2 x 2 com a Juventus

O Mundial palmeirense completa 65 anos. A polêmica conquista do clube paulista aconteceu em 1951, em torneio em que oito equipes da América do Sul e Europa participaram.

Palmeiras e Vasco representaram o Brasil, o País Sede. Juventus, da Itália, Olympique de Nice, da França, Estrela Vermelha, da Iugoslávia, Austria Viena, da Áustria e Sporting, de Portugal, representaram a Europa. Já do Uruguai, atual bicampeão do mundo, foi o Nacional.

As equipes foram divididas em duas chaves, com quatro grupos cada. Vasco e Austria Viena, em primeiro e segundo, passaram no grupo A. Já no grupo B classificaram-se Juventus e Palmeiras. Na primeira fase, as equipes jogaram entre si e o time italiano venceu por 4 x 0.

Nas semifinais, o Palmeiras passou pelo Vasco com uma vitória e um empate. Já o time italiano, também com um empate e uma vitória, passou pelo Austria Viena.

Os jogos eram disputados no Pacaembu e no Maracanã. As duas finais foram no Maraca. O Verdão venceu a Juventus por 1 x 0 no primeiro jogo, e empatou em 2 x 2 no dia 22 de julho, sagrando-se campeão do mundo.