Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Monterrey é campeão da Concacaf e aguarda definição da Fifa sobre Mundial

Torneio organizado pela Fifa no mês de dezembro ainda não tem datas nem local para acontecer em 2019

Por Da redação Atualizado em 30 jul 2020, 19h48 - Publicado em 2 Maio 2019, 10h45

O Monterrey, do México, conquistou a Liga dos Campeões da Concacaf na noite desta quarta-feira, 1, ao empatar em 1 a 1 com seu rival local Tigres, na decisão. Como havia vencido a primeira partida por 1 a 0, o Monterrey foi campeão pela quarta vez (2010/11, 2011/12, 2012/13 e 2019), e deve ser o representante Américas Central e do Norte no Mundial de Clubes de 2019. O torneio, no entanto, ainda não foi confirmado no calendário da Fifa, que tem novos planos para a competição.

O desejo da entidade é transformar o Mundial de Clubes em um torneio com formato de Copa do Mundo, a cada quatro anos, com 24 clubes, campeões continentais dos anos anteriores. O primeiro Mundial com esse formato seria disputado em 2021.

Gigantes europeus como Real Madrid, Barcelona, Juventus e Bayern de Munique já anunciaram que boicotarão o “novo Mundial” caso ele seja aprovado. Enquanto não monta e oficializa o novo torneio, a Fifa informou que manterá o formato atual em 2019 e 2020, mas ainda não marcou datas nem país-sede, o que aumenta o clima de incerteza.

  • China e Marrocos se candidataram para sediar o torneio de 2019, que, a princípio, seguirá sendo disputado entre os seis campeões continentais e o campeão do país-sede. Por enquanto, apenas o Monterrey está com vaga assegurada. África, América do Sul, Ásia, Europa e Oceania ainda não definiram os campeões.

    Em anos anteriores, o Monterrey conquistou um terceiro lugar, em 2012, e duas vezes uma quinta colocação, em 2011 e 2013. Na Champions da Concacaf deste ano, disputada toda no sistema de mata-mata, o clube mexicano passou pelo Alianza (El Salvador), Atlanta United (Estados Unidos) e Sporting Kansas City (Estados Unidos) antes de derrotar o Tigres na decisão.

    Continua após a publicidade
    Publicidade