Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Meses depois de renovar, David Luiz troca o Chelsea pelo rival Arsenal

Zagueiro brasileiro de 32 anos se “rebelou” para forçar acordo no último dia da janela de transferências do futebol inglês

David Luiz trocou o lado azul pelo vermelho de Londres no capítulo mais surpreendente do último dia de janela de transferências do futebol inglês. O zagueiro brasileiro de 32 anos trocou o Chelsea pelo Arsenal e assinou contrato por duas temporadas nesta quinta-feira, 8. Os valores da transferência não foram divulgados, mas, de acordo com meios de comunicações locais, como a BBC, giram em torno de 8 milhões de libras (38,62 milhões de reais). Ele vestirá a camisa 23 na nova casa.

David Luiz havia renovado por mais dois anos com o próprio Chelsea em maio. Na ocasião, exclamou: “Muito feliz de ficar aqui até 2021. Amo este clube e sempre vou dar meu melhor por esta camisa”. De acordo com a imprensa inglesa, porém, o jogador teve problemas com o novo técnico, seu ex-companheiro e ídolo do clube Frank Lampard, durante a pré-temporada.

Seduzido pela proposta do rival, David Luiz se recusou a treinar na última quarta-feira 7 para “forçar” sua saída. O clube vermelho de Londres buscava um zagueiro desde que o francês Laurent Koscielny se transferiu ao Bordeaux, na última semana. O técnico Unai Emery e David Luiz já haviam trabalhado juntos no PSG.

Revelado pelo Vitória, David Luiz atuou pelo Benfica antes de chegar ao Chelsea em 2011. Permaneceu no clube até 2014 e retornou em 2016 depois de duas temporadas no PSG. Pelo clube azul de Londres, conquistou um título da Premier League, duas Copas da Inglaterra, duas Liga Europa e uma Liga dos Campeões.

Curiosamente, esta é a terceira vez que o jogador muda de time no “apagar das luzes”: antes, chegou ao próprio Chelsea e ao PSG nas últimas horas da janela de transferências. O Arsenal também anunciou nesta tarde a chegada do defensor escocês Kieran Tierney, de 22 anos, que estava no Celtic.