Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Manchester United demite treinador José Mourinho

Clube inglês terá um treinador interino até o término da temporada; português foi demitido após derrota por 3 a 1 para o Liverpool no último domingo

O português José Mourinho não é mais treinador do Manchester United. O clube anunciou a saída do técnico na manhã desta terça-feira, 18, após dois anos cumpridos de contrato. “Gostaríamos de agradecê-lo por seu trabalho no Manchester United e desejamos sucesso no futuro”, declarou a equipe inglesa no anúncio oficial.

O Manchester United terá um treinador interino, ainda não anunciado, até o término da atual temporada. Após esse período, o clube fará um processo de recrutamento para decidir o futuro treinador.

José Mourinho foi demitido após derrota por 3 a 1 para o Liverpool no último domingo, 16, deixando a equipe na sexta colocação com 26 pontos, a 19 do líder Liverpool, restando duas rodadas para o término do primeiro turno.

No clube desde 2016, o português conquistou a Supercopa da Inglaterra em 2016, a Copa da Liga Inglesa 2016/17 e a Liga Europa 2016/17. Os desempenhos do Campeonato Inglês, no entanto, deixaram a desejar. Foi sexto colocado em sua primeira temporada, não classificando a equipe para a Liga dos Campeões pelo segundo ano seguido, e foi vice-campeão no último ano, 19 pontos atrás do maior rival, Manchester City.

Nesta temporada, Mourinho envolveu-se em brigas com Paul Pogba, um dos principais jogadores do time, tirando dele o posto de vice-capitão, e criticando-o por sua atitude e qualidade.

Caso não haja negociação, o Manchester United será obrigado a pagar 26,7 milhões de euros (cerca de 118 milhões de reais) a Mourinho de multa pela demissão.