Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Maiores campeões, Palmeiras e Santos fazem 1ª final nacional

No único duelo entre as equipes na Copa do Brasil, deu Verdão

Dois dos mais tradicionais clubes do futebol brasileiro e maiores campeões nacionais, Palmeiras e Santos decidirão, em 2015, pela primeira vez uma final de torneio nacional.

Antes disso, os clubes enfrentaram-se em apenas duas finais, mas de campeonato estadual. Primeiro, no Paulista de 1959, chamado de Supercampeonato, Verdão e Peixe terminaram o torneio empatados e partidas extras foram disputadas pelo título. E o Palmeiras sagrou-se campeão. Já neste ano de 2015, as equipes chegaram na final do Paulista e o Santos acabou ficando com a taça nos pênaltis.

Em outras três ocasiões, as equipes se enfrentaram em semifinais de Campeonato Paulista, com duas classificações santistas e uma palmeirense.

Já em torneios nacionais, foram três semifinais na história. Em 1964 e 1965, o Peixe passou pelo Verdão na Taça Brasil. Já em 1998, o Verdão passou pelo Peixe. Na final, nas três ocasiões, eles foram campeões.

Além disso, os clubes se enfrentaram na semifinal do Rio-São Paulo de 1997, com vitória do Santos, que também seria campeão naquele ano.

Palmeiras e Santos são os maiores campeões nacionais. O Verdão tem quatro Brasileiros, duas Roberto Gomes Pedrosa, duas Taça Brasil e duas Copas do Brasil. São dez títulos nacionais, sem contar a Copa dos Campeões de 2000. Já o Santos tem nove conquistas nacionais. Além de dois Brasileiros, o clube tem cinco Taças Brasil, uma Roberto Gomes Pedrosa e uma Copa do Brasil.

No único duelo entre os times na Copa do Brasil, em 1998, o Palmeiras passou pelo Santos, na semifinal, com dois empates e ficou com a taça no fim do torneio.