Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Líderes da Fifa são afastados meses antes de nova eleição

Presidente não deverá ficar mais no comando da entidade

Três dos principais nomes do conselho da Fifa foram afastados por três meses nesta quinta-feira (8). O presidente da entidade, Joseph Blatter; o presidente da Uefa, Michel Platini e novamente o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.

Blatter ficaria no comando da entidade até março, quando seriam realizadas as novas eleições na entidade. Contudo, o presidente saiu antes e ainda pegou 90 dias de suspensão pelo Comitê de Ética da entidade. 

O motivo do afastamento foi a investigação sobre pagamentos realizados a Michel Platini, que também foi afastado de suas funções na Fifa. 

Além dos 90 dias de suspensão, ambos podem pegar ainda mais 45 dias por conta da gravidade do caso. Platini era um dos favoritos a ser o novo presidente da entidade, mas o envolvimento neste caso, pode afastar o ex-meia francês do sonho.

Já Jérôme Valcke, que já havia sido afastado do cargo de secretário-geral da entidade, também recebeu uma suspensão por conta das investigações. Por fim, Mong-joon Chung, ex-vice-presidente da entidade, foi banido por seis anos e condenado a pagar uma multa de 100 mil francos suíços.