Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Libertadores é ampliada e se aproxima da Champions League

Torneio será disputado até novembro do próximo ano e terá final única

O calendário sul-americano terá alterações a partir de 2017. Após ajuda de uma consultoria espanhola, o torneio foi ampliado e será jogado de fevereiro a novembro.

Assim, Libertadores e Sul-americana serão disputadas praticamente de forma concomitante. A Libertadores irá de fevereiro a novembro, enquanto a Sul-americana será disputada de junho a dezembro.

“Depois de uma análise criteriosa das necessidades e características próprias do futebol sul-americano, decidimos adotar o calendário anual para a Libertadores. Por muito tempo os clubes tiveram que escolher entre o campeonato local e os torneios continentais, e isso afeta a qualidade de ambas as competições. Essa mudança nos permitirá melhorar o desempenho esportivo nos torneios nacionais, proteger os jogadores e, além disso, potencializar a qualidade de jogo das copas continentais”, contou Alejandro Domínguez, presidente a Conmebol, em comunicado oficial da Conmebol.

Antes o torneio era disputado em 27 semanas. Agora, será disputado em 42. Assim como acontece na Europa, dez clubes que não chegarem às oitavas de final da Libertadores irão para a disputa da Copa Sul-americana, semelhante ao que acontece com Champions e Liga Europa.

Houve também uma ampliação de clubes, de 38 para 42, mas a divisão de vagas ainda será definida. O presidente ainda confirmou que o torneio terá final única, em campo neutro, nos mesmos moldes da Liga dos Campeões, aparentemente, segundo presidente da Conmebol.