Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Kazim Kazim estreia com gol no Brasil

O jogador foi primeiro europeu nascido na Europa a entrar em campo no Brasileiro de 2016

Inglês naturalizado turco e casado com uma brasileira, Kazim Kazim não é um caso comum no Campeonato Brasileiro. Dificilmente jogadores europeus vêm atuar no futebol nacional, ainda mais com o começo tão arrasador.

Normalmente, os europeus que vêm ao Brasil ou são muito jovens, ou ainda em começo de carreira, sem grande explosão na Europa, caso de Petkovic, que jogou no Vitória com 25 anos e Fran Mérida, que jogou no Atlético-PR aos 23.

Outro caso é o de jogadores mais velhos. O caso mais conhecido em emblemático foi o de Seedorf, que veio jogar no Botafogo aos 36 anos, antes de encerrar a carreira.

Mas nenhum teve início tão arrasador como Kazim Kazim. O jogador entrou na segunda etapa do clássico AtleTiba e marcou o gol da vitória do Coxa, de cabeça, após desvio de Edinho. Ele, sozinho, na pequena área fez o gol da vitória.

O turco foi apenas o quinto europeu a marcar pelo Brasileiro de pontos corridos (desde 2003). O sérvio Petkovic (179 jogos e 47 gols), o holandês Seedorf (58 jogos e 16 gols), o espanhol Fran Mérida (6 jogos e 1 gol) e o português Pereirinha, que jogou em 2015 (7 jogos e 1 gol).

Neste brasileiro, apenas o zagueiro Lyanco, do São Paulo, que é brasileiro com nacionalidade sérvia, foi um europeu a jogar o torneio.