Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

France Football pede perdão por não ter dado Bola de Ouro a Iniesta

Em 2010, ano em que marcou o gol do título mundial da Espanha, meia foi o segundo, atrás de Messi. Revista falou em "anomalia democrática"

A revista France Football, que desde 1956 oferece a Bola de Ouro (entre 2010 e 2015 dividiu a premiação com a Fifa) pediu desculpas formais ao meio-campista espanhol Andrés Iniesta, do Barcelona, por jamais ter lhe concedido o prestigioso prêmio. Em editorial intitulado “Perdão, Iniesta”, assinado pelo redator-chefe Pascal Ferré, a revista francesa diz que o caso é uma “anomalia democrática” e define o jogador de 33 anos como “o maior facilitador de todos os tempos”.

Segundo a publicação, o jogo baseado no aspecto coletivo prejudicou Iniesta na premiação. “O sr. Iniesta demonstrou que é o cérebro e, sem dúvida, o músculo essencial dos campeões fora de série. Seu talento é inventar. Um altruísmo que certamente o privou de um reconhecimento ainda mais majestoso.”

Iniesta chegou perto do título de melhor do mundo duas vezes: em 2010, ano em que marcou o gol do título da Espanha na Copa do Mundo da África do Sul, foi o segundo colocado. Em 2012, foi o terceiro. Em ambas, perdeu para o companheiro Lionel Messi.

“Entre as grandes ausências dos Bola de Ouro, a dele é a mais dolorosa. A menos que uma grande atuação na Rússia permita reparar essa anomalia democrática”, completa o editorial. Jogador mais respeitado do futebol espanhol por sua classe dentro e fora dos campos, Iniesta deve se despedir da seleção no Mundial e depois trocar o Barcelona pelo futebol chinês. Ele é o segundo jogador que mais vestiu a camisa do clube catalão (atrás apenas de Xavi Hernández) e venceu, entre diversos títulos, quatro Ligas dos Campeões.

Iniesta comemora o seu gol durante a partida Holanda e Espanha pela Final da Copa do Mundo da África do Sul 2010

Iniesta comemora o gol contra a Holanda na final da Copa de 2010 (Gabriel Bouys/AFP/VEJA)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Iniesta será reconhecido futuramente. É um mestre em habilidade e raciocínio em um ambiente onde a falta de neurônios privilegia número de gols como Christiano Ronaldo.

    Curtir

  2. Leandro Ramos

    Fala sério iniesta jogou mto mas melhor do mundo em 2010 foi sneijder campeão italiano copa da Itália liga dos campeões finalista da copa do mundo ganhou tbm mundial de clubes artilheiro da copa de 2010 vai babar ovo do Barcelona em outro lugar

    Curtir