Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fifa confirma aumento da Copa para 48 times

A partir de 2026, Mundial terá mais seleções disputando

Foi confirmado oficialmente pela Fifa o aumento da Copa do Mundo para 48 equipes. A partir de 2026, o torneio será disputado com uma primeira fase de 16 grupos com três times cada, classificando os dois primeiros para fases mata-mata, com uma rodada a mais.

“O Conselho Fifa decidiu unanimemente por uma Copa do Mundo com 48 times a partir de 2026: 16 grupos de três times”, anunciou a entidade no Twitter.

A entidade ainda avisou que o modelo do mundial será divulgado após a próxima reunião da entidade, em março. Contudo, deve ser definido que serão quatro jogos por dia nos 15 primeiros dias de Mundial. Apenas no 21° dia haverá uma pausa nos jogos.

Isso se dá pelo motivo de o torneio passará a ter 80 jogos, não mais 64. Com 64 times, havia três partidas por dia, com exceção do primeiro e segundo, que tinham um e quatro jogos, respectivamente.

Problemas técnicos

De acordo com documento lido pelo site Globo Esporte, a Fifa vê problemas nessa ampliação. Uma delas seria o empate na primeira fase, com três times. Por isso, os jogos poderão terminar em disputa de pênaltis.

Outro problema seria o inchaço da Copa, mantendo-se os 30 dias. Com isso, os times terão um tempo menor de descanso. 

Um problema não levantado no documento é o dos estádios. A princípio, serão mantidas as 12 sedes, mas com o aumento de jogos, os gramados poderão ser afetados com isso.

Entrevista de Infantino

No início da tarde desta terça (10), o presidente da Fifa Gianni Infantino falou sobre as mudanças da Copa. Afirmou que não está definido como serão divididas as vagas, apesar das informações já vazadas pela imprensa que está em Zurique.

O presidente ainda falou que resta a aprovação das mudanças pelas federações de todo mundo, que terão direito a votar as mudanças na próxima reunião. O presidente, contudo, acredita que todas as federações serão beneficiadas e, por isso, deverá ser aprovada sem problemas.

Veja como seria a distribuição de vagas para a Copa de 2026

Europa: 16 vagasÁfrica: 9 vagas direitas, 1 repescagemÁsia: 8 vagas direitas, 1 repescagemAmérica do Sul: 6 vagas direitas, 1 repescagemConcacaf: 6 vagas direitas, 1 repescagemOceania: 1 vaga