Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

EUA convidam seleções da América do Sul para novo torneio em 2020

Competição seria disputada a cada quatro anos e poderia substituir a Copa América

A Federação de Futebol dos Estados Unidos (USSF, na sigla em inglês), com o apoio da Concacaf (confederação formada pela América do Norte, América Central e Caribe), convidou nesta terça-feira, 26, as 10 seleções da América do Sul para disputar um torneio em 2020, nos EUA. A competição seria realizada na mesma época da Eurocopa, o que facilitaria a liberação de jogadores que atuam no continente europeu.

De acordo com a imprensa local, os dirigentes americanos ofereceram cerca de 200 milhões de dólares (quase 750 milhões de reais) para as equipes convidadas, em carta enviada pelo presidente da Federação de Futebol dos Estados Unidos, Carlos Cordeiro. Esse novo torneio seria disputado a cada quatro anos e poderia substituir a Copa América.

Tabela completa da Copa América 2019 no Brasil

Cordeiro teria oferecido viagens subsidiadas e bônus por cada ponto ganho. Os campeões poderiam levar para casa um prêmio de mais de 11 milhões de dólares (41 milhões de reais). O assunto deve ser discutido com os dirigentes sul-americanos na semana que vem em uma reunião em Miami.

O novo torneio teria 16 equipes e assemelharia, em estrutura, à Copa América Centenário de 2016, que reuniu nos Estados Unidos as 10 seleções da Conmebol e seis times nacionais da Concacaf. A competição, vencida pelo Chile, foi considerada um sucesso financeiro.