Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dez momentos em que o árbitro de vídeo foi usado – bem ou mal

Campeonatos europeus e torneios da Fifa já utilizaram a tecnologia. Estreias foram complicadas, mas VAR tem se mostrado um sucesso

Prestes a ser usado oficialmente no Campeonato Brasileiro, o árbitro assistente de vídeo (VAR na sigla é inglês), que ainda estava em fase inicial de testes no país, já é usado de forma abrangente na Europa e em competições da Fifa, dividindo opiniões. A estreia oficial, no Mundial de Clubes do ano passado, foi bastante controversa, assim como a primeira e única experiência no Brasil, durante as finais do Campeonato Pernambucano.

Ainda não está claro, mas a CBF deve seguir o padrão da Fifa e das ligas europeias de utilizar o recurso apenas em lances de gols, impedimentos, pênaltis e decisões sobre cartões amarelos e vermelhos. Confira, abaixo, dez momentos em que a tecnologia foi usada na Europa e em competições da Fifa:

Kashima Antlers 3 x 0 Atlético Nacional – Mundial de Clubes – 14/12/2016

Houve muita polêmica logo na estreia oficial da tecnlogia pela Fifa. Na semifinal do Mundial de Clubes, Kashima Antlers e Atlético Nacional empatavam por 0 a 0 quando o árbitro de vídeo entrou em ação: Orlando Berrío, hoje no Flamengo, derrubou Nishi Daigo na área em lance ignorado pelo árbitro húngaro Viktor Kassai. No entanto, informado pelo árbitro de vídeo, o juiz principal assinalou a penalidade, que realmente ocorreu. O problema é que, na origem da jogada, Daigo estava impedido. O lance, muito difícil, dividiu opiniões, inclusive entre especialistas de arbitragem; relembre

 França 0 x 2 Espanha – Amistoso – 28/03/2017

Em março, França e Espanha fizeram um jogo amistoso que teve participação especial e correta do árbitro de vídeo, em dois lances capitais. Primeiro anulou um gol da França, quando a partida estava empatada em 0 x 0. Kurzawa estava impedido quando deu assistência para Griezmann, no começo do segundo tempo. Já quando a partida estava em 1 a 0 para a Espanha, Deulofeu teve um gol anulado por impedimento, que foi validado após o árbitro de vídeo informar que o jogador tinha condição legal.

Portugal 2 x 2 México – Copa das Confederações – 18/06/2017

No empate em 2 x 2 de Portugal com o México, na estreia dos times na Copa das Confederações, o meia André Gomes teve um gol anulado após Néstor Pitana consultar o árbitro de vídeo e notar que quatro jogadores portugueses estavam em impedimento no início da jogada.

Camarões 0 x 2 Chile – Copa das Confederações – 18/06/2017

Nos acréscimos do primeiro tempo, com o jogo ainda empatado em 0 x 0, Eduardo Vargas recebeu passe de Arturo Vidal em condição de impedimento e marcou para o Chile. O bandeirinha correu para o meio, mas o árbitro pediu ajuda do vídeo e anulou o gol.

Clique e assista ao lance no canal da Fifa

 Sporting 2 x 1 Monaco – Amistoso de pré-temporada – 22/07/2017

No amistoso de pré-temporada entre Sporting e Monaco, um gol do time francês foi anulado porque um jogador estava à frente do goleiro, em posição de impedimento, após chute de Rony Lopes, de fora da área, que entrou. A conversa entre os árbitros foi divulgada:

Milan 1 x 2 Real Bétis – Amistoso de pré-temporada – 09/08/2017

O jogo ainda estava empatado sem gols, quando o atacante português André Silva marcou um gol em posição duvidosa. O árbitro da partida pediu auxílio do vídeo e viu que Antonelli tocou levemente na bola, deixando autor do gol em posição irregular.

Bayern de Munique 3 x 1 Bayer Leverkusen – Campeonato Alemão – 18/08/2017

O Bayern de Munique já vencia o Bayer Leverkusen por 2 a 0. Aos cinco minutos da segunda etapa, Charles Aránguiz puxa Rober Lewandowski dentro da área. O polonês reclamou, mas o árbitro nada marcou. Após apoio do vídeo, o pênalti foi marcado e o chileno recebeu cartão amarelo. Lewandoski converteu a cobrança.

Colônia 1 x 3 Hamburgo – Campeonato Alemão – 25/08/2017

O jogo já estava nos acréscimos e o Hamburgo vencia por 2 a 0. O Colônia marcou um gol e os jogadores correram para pegar a bola no fundo da rede na pressa de recomeçar o jogo. Nesse momento, o zagueiro do time visitante, Papadopoulos forjou ter recebido um tapa na cara, para forçar um cartão vermelho para o rival. O árbitro de vídeo ajudou e o zagueiro recebeu cartão amarelo por simulação.

Sporting 2 x 1 Estoril – Campeonato Português – 27/08/2017

No acréscimos do jogo entre Sporting e Estoril, o árbitro de vídeo interferiu em dois lances capitais. Primeiro, anulou o terceiro gol do Sporting, após Piccini, em posição irregular, cruzar para gol do holandês Dost. Em seguida, anulou o que seria o gol de empate do Estoril por Pedro Monteiro também estar em impedimento. Após o jogo, o árbitro Tiago Martins explicou o funcionamento da tecnologia com os operadores da tecnologia. (terceiro vídeo)

Freiburg 0 x 0 Borussia Dortmund – Campeonato Alemão – 09/09/2017

Aos 26 minutos do primeiro tempo, Yoric Ravet, do Freiburg, deu uma entrada dura em Schmelzer, do Dortmund. O árbitro deu cartão amarelo, mas, após o auxílio do vídeo, expulsou o jogador pela gravidade da entrada.