Clique e assine a partir de 9,90/mês

Coronavírus: Conmebol prorroga suspensão da Libertadores até 5 de maio

Mesma medida foi adotada pela entidade com relação à Copa Sul-Americana, que iria para a segunda fase

Por Da Redação - 19 mar 2020, 02h16

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) prorrogou até 5 de maio a suspensão dos jogos da fase de grupos da Copa Libertadores deste ano, bem como da Copa Sul-Americana, devido à pandemia do novo coronavírus, informou a entidade nesta quarta-feira, 18.

“A Conmebol, comprometida com a prevenção da Covid-19, diante do risco de sua expansão, e em proteção aos jogadores, técnicos, delegados, árbitros, dirigentes, imprensa e torcedores, decidiu suspender os jogos da Conmebol Libertadores previamente agendados, inicialmente até 5 de maio de 2020”, afirmou a entidade em um comunicado.

“Além disso, a Sul-Americana, na ausência do sorteio para a segunda fase, também está temporariamente suspensa, até a mesma data”, disse a Conmebol sobre a outra competição.

A Conmebol suspendeu no último dia 12 deste mês os jogos da terceira rodada da fase de grupos, marcada para os dias 17, 18 e 19, como primeira medida para enfrentar o avanço do Covid-19 no continente.

Continua após a publicidade

“Pedimos aos clubes que mantenham os devidos cuidados, a fim de evitar a propagação do vírus, e que sigam os protocolos de prevenção sugeridos pelas autoridades competentes”, alertou a Conmebol, considerando que a situação atual exige “cooperação e responsabilidade”.

A entidade que comanda o futebol sul-americano, que reúne dez associações nacionais, reiterou que continua monitorando a situação da saúde na região, que na terça-feira atingiu 1.120 infectados e cinco óbitos, segundo números da AFP com base em dados oficiais.

A expansão do Covid-19 na América do Sul obrigou a Conmebol a anunciar na terça o adiamento da Copa América deste ano para 2021, que deve ocorrer na Colômbia e na Argentina entre junho e julho.

Da mesma forma, na última quinta-feira o início das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo do Catar-2022 foi adiado. Os jogos estavam previstos para os dias 26, 27 e 31 de março.

Continua após a publicidade

(com AFP)

Publicidade