Clique e assine a partir de 9,90/mês

Copa do Mundo: Fifa propõe playoff preliminar com seis seleções

A partir do Mundial de 2026, que terá 48 equipes, duas vagas viriam após disputa de um minitorneio no país-sede

Por Da redação - 30 mar 2017, 14h30

A Fifa propôs nesta quinta-feira, em Zurique, a realização de um playoff, como forma de disputa preliminar da Copa do Mundo, com a participação de seis seleções, valendo duas vagas. A novidade faz parte das mudanças que vão ampliar o Mundial, a partir de 2026, para 48 equipes

Este playoff seria disputado no mês de novembro anterior ao ano do Mundial, no próprio país-sede, e seria mais um evento-teste do torneio, além da Copa das Confederações. Na disputa estariam uma seleção da América do Sul, uma da América Central e do Norte, uma da Ásia, uma da África e outra da Oceania. A Europa não teria representantes, abrindo uma nova vaga para a confederação que sedia a Copa.

Na nova Copa do Mundo, as 46 vagas diretas alcançadas pelas Eliminatórias seriam divididas em 16 para a Europa, nove para a África, oito para a Ásia, seis para América do Sul, seis para a América Central e do Norte e uma para a Oceania. A Fifa destacou que, pela nova definição, a entrada automática do país-sede na Copa descontaria uma das vagas da confederação correspondente. Estas novidades foram discutidas em reunião do Escritório do Conselho da Fifa, que reúne o presidente Gianni Infantino e os presidentes das seis confederações continentais.

No momento, essas são apenas propostas. Para ser definitivas, terão que ser aprovadas pelo Conselho da Fifa (órgão que substituiu o Comitê Executivo), que vai se reunir no dia 9 de maio, no Bahrein, na véspera do congresso da entidade.

Continua após a publicidade

(com Estadão Conteúdo)

Publicidade