Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Copa América 2019 terá reconhecimento facial em estádios brasileiros

O torneio, que vai de 14 de junho a 7 de julho, será o primeiro evento no país com este tipo de sistema de segurança

Por Da Redação 25 abr 2019, 16h28

A Conmebol anunciou nesta quinta-feira, 25, em seminário no Rio de Janeiro, que a Copa América 2019, realizada no Brasil, em junho, terá reconhecimento facial como medida de segurança nos estádios. Segundo a organização, o torneio sul-americano será o primeiro a utilizar esse sistema no país.

Tabela completa de jogos da Copa América 2019

“Posso dizer que o primeiro evento no Brasil que vai trabalhar com o reconhecimento facial é a Copa América. Vamos deixar um banco de dados que será abastecido com informações de todo o mundo. Trabalhamos em parceria com os órgãos de segurança pública e a Interpol para impedir que um indivíduo indesejado, que já tenha ou possa vir a causar distúrbios, entre nos estádios e perturbe o torcedor”, explicou Hilário Medeiros, gerente de segurança do Comitê Organizador Local.

Medeiros também ressaltou que o evento contará com um efetivo de 10.000 agentes de segurança privada, responsáveis pelo policiamento dentro dos estádios. O comitê informou que as medidas de proteção estão sendo planejadas em conjunto com a Secretaria de Operações Integradas e órgãos de segurança pública e agências reguladoras.

  • “Fazer um evento desta natureza, como é a Copa América, após 30 anos, faz bem para o país porque voltamos a ser janela para o mundo. O Brasil organizou uma série de eventos recentemente, como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos e Paralímpicos. E nada do ponto de vista da segurança manchou qualquer um desses eventos”, destacou Agberto Guimarães, diretor de Operações do Comitê Organizador Local.

    A Copa América começa no dia 14 de junho, quando a seleção brasileira enfrentará a Bolívia, a partir das 21h30 (de Brasília), pelo Grupo A, no estádio do Morumbi, em São Paulo. Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Minas Gerais também receberão os jogos do torneio. A final acontece dia 7 de julho, no Maracanã.

    Continua após a publicidade
    Publicidade