Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Copa América 2019: Brasil fará dois jogos em São Paulo na primeira fase

Outra partida da seleção antes da fase final será em Salvador. Decisão acontece no Maracanã, em 7 de julho de 2019

A Conmebol e o Comitê Organizador Local da Copa América Brasil 2019, que será realizada no Brasil, definiram nesta terça-feira, 18, o calendário de jogos, com a distribuição das 26 partidas pelos seis estádios da competição, que será disputada entre 14 de junho e 7 de julho de 2019. A seleção brasileira fará dois jogos em São Paulo e um em Salvador na primeira fase.

Arena Fonte Nova (Salvador), Arena do Grêmio (Porto Alegre), Mineirão (Belo Horizonte) e Maracanã (Rio de Janeiro) receberão cinco jogos, cada um. Já o Morumbi e a Arena Corinthians, ambos em São Paulo, sediarão três partidas cada. A abertura, marcada para o Morumbi, será às 21h30 do dia 14 de junho. Já a grande final, dia 7 de julho, no Estádio Maracanã, será às 17h.

O caminho do Brasil

Por ser o anfitrião, e portanto, cabeça-de-chave A1, o caminho da seleção brasileira na fase de grupos já está definido mesmo antes do sorteio, que acontece dia 24 de janeiro, no Rio. Depois de disputar a partida de abertura, no Morumbi, o time dirigido por Tite volta a campo no dia 18, na Arena Fonte Nova, e finaliza a fase de grupos no dia 22, na Arena Corinthians.

Caso se classifique em primeiro lugar do grupo A, o Brasil disputará as quartas de final no dia 27, na Arena do Grêmio. Na sequência, saindo vencedor do confronto, jogará a semifinal no dia 2 de julho, no Mineirão. Na hipótese de uma classificação para a final no Maracanã, o Brasil atuaria em todos os seis estádios da Copa Brasil América Brasil 2019.

O time, porém, caso não chegue à final, corre o risco de não atuar no estádio carioca, o principal palco do futebol nacional, assim como ocorreu na Copa do Mundo de 2014. O Brasil, porém, atuará no Maracanã nas quartas de final, caso avance em segundo do Grupo A.

Sorteio de grupos

O ranking da Fifa que será divulgado no próximo dia 20 servirá de base para a definição dos demais cabeças-de-chave da Copa América. Ele também será determinante para a divisão das equipes nos potes do sorteio de grupos, marcado para o dia 24 de janeiro, no Complexo Cultural Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Os cabeças-de-chave ficarão no pote 1.

A 46ª edição do torneio mais antigo de seleções do mundo e que retorna ao Brasil depois de 30 anos, será disputada por 12 seleções: além dos dez países membros da Conmebol (Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), Japão e Catar participarão como convidados.

Relação de Jogos / Estádios

Belo Horizonte –

Estádio Mineirão – 5 partidas

Fase de Grupos – 16, 19, 22 e 24 de junho

Semifinal – 2 de julho

Porto Alegre

Arena do Grêmio – 5 partidas

Fase de Grupos – 15, 20 e 23 de junho

Quartas de final – 27 de junho

Semifinal – 03 de julho

Rio de Janeiro

Maracanã – 5 partidas

Fase de Grupos – 16, 18 e 24 de junho

Quartas de final – 28 de junho

Final – 7 de julho

Salvador

Arena Fonte Nova – 5 partidas

Fase de Grupos – 15, 18, 21 e 23 de junho

Quartas de final – 29 de junho

São Paulo

Estádio Morumbi – 3 partidas

Fase de Grupos – 14 (abertura), 17 e 19 de junho

Arena Corinthians – 3 partidas

Fase de Grupos – 22 de junho

Quartas de final – 28 de junho

Decisão do 3º lugar – 6 de julho

Programação de jogos da Copa América 2019

Programação de jogos da Copa América 2019 (Conmebol/Divulgação)