Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Copa América 2019 apresenta capivara como mascote e abre votação para nome

Segundo a entidade, animal representa a "amizade, a forma amável com que os brasileiros receberão todos os fãs"; Opções de nome são Capibi e Zizito

A Conmebol divulgou nesta sexta-feira, 5, o mascote oficial para a Copa América 2019, realizada em junho, no Brasil. A capivara tem duas opções de nome: Capibi ou Zizito, que serão escolhidos pelo público, em votação nas redes sociais da competição. Segundo a organização do torneio, o animal foi selecionado por ‘simbolizar a fauna sul-americana’.

Tabela completa de jogos da Copa América 2019

Mascote Copa América 2019 (Alexandre Loureiro/Inovafoto/Divulgação)

“A capivara está presente na América do Sul e é conhecida por se relacionar bem com todos os animais. Simboliza a amizade, a forma amável com que os brasileiros receberão todos os fãs do futebol nesta grande celebração do futebol sul-americano”, explica Thiago Jannuzzi, Gerente Geral de Competição do Comitê Organizador Local do torneio.

A seleção das opções de nome também têm uma simbologia. De acordo com o comitê organizador, Capibi é uma homenagem à população indígena da América do Sul, o povo da terra. O nome mistura as fonéticas das palavras em Tupi kapii´gwara – capivara – e yby – terra, chão que se pisa. Zizito, por outro lado, homenageia o ídolo brasileiro Zizinho, artilheiro máximo da CONMEBOL Copa América com 17 gols, ao lado do argentino Norberto Méndez.

A 46ª edição da Copa América começará no dia 14 de junho, no estádio do Morumbi, em São Paulo, quando a seleção brasileira enfrentará a Bolívia. Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e Rio de Janeiro serão as outras cidades-sede da competição.

Abaixo, os mascotes anteriores do torneio:

Mascotes da Copa América (//Divulgação)