Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Conmebol anuncia Copa América de 2020; Argentina e Colômbia são sedes

Novo torneio terá dois grupos divididos por regiões – o Brasil ficou na Norte e, por isso, escapou da chave com Argentina, Uruguai e Chile

A Conmebol anunciou nesta terça-feira, 9, que haverá uma uma nova edição da Copa América em 2020 com Argentina e Colômbia como sedes. O torneio terá um formato diferente, com dois grupos de seis equipes, dividas entre norte e sul do continente – o Brasil, cujo território engloba ambas as regiões, ficou no grupo do norte e com isso escapou de seus principais rivais na primeira fase.

Veja a tabela da Copa América de 2019

A região norte, na Colômbia, terá um grupo com a seleção anfiriã, Brasil, Equador, Peru, Venezuela, e um convidado, todos  se enfrentando entre si, com quinze partidas. Já a região sul, na Argentina, terá um grupo com a equipe local, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai, e um convidado, também com todas as seleções se enfrentando em si, em quinze partidas.

As quatro primeiras colocadas se classificam para as quartas de final, que passam a ser disputadas em mata-mata até a decisão, em 38 partidas no total.

O novo formato garante que cada seleção jogue, ao menos, cinco partidas, duas a mais que no torneio atual. O objetivo da Conmebol é que o torneio seja disputado a cada quatro anos, na mesma época que a Eurocopa; O torneio deste ano, no Brasil, será, portanto, o último em um ano ímpar.