Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Começa hoje: as atrações da Série B do Brasileirão 2019

A Série C, com muitos clássicos, também tem início neste final de semana

Nesta sexta-feira, 26, começará a Série B do Campeonato Brasileiro 2019, nos mesmos formatos da primeira divisão, com 20 equipes disputando, em pontos corridos, quatro vagas na Série A. Hoje, quatro jogos serão disputados. Às 19h15, o Brasil de Pelotas recebe o Bragantino e o América-MG visita o Operário. Às 21h30, o Sport enfrenta o Oeste, e o Sâo Bento encara o Atlético-GO.

A Série B será disputada até o dia 30 de novembro, quando acontece a última rodada, e também terá uma parada após a oitava rodada para a disputa da Copa América. Além dos quatro primeiros colocados que garantem vaga na Série A, o campeão garante vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2020 e os quatro últimos colocados serão rebaixados para a Série C.

O torneio contará com algumas novidades. As duas principais serão as participações de Cuiabá (Mato Grosso) e Operário (Paraná). O primeiro acaba de conquistar um tricampeonato estadual, mas é estreante na segunda divisão. O segundo, por sua vez, retorna à competição após quase 30 anos de ausência (desde 1991). Outra novidade é o Bragantino, que disputará sua primeira competição após o anúncio da parceria com o Red Bull Brasil, que teve ótimo desempenho no Campeonato Paulista e tem como desempenho o acesso à Série A.

O campeonato contará com diversos clássicos regionais, como o duelo campineiro entre Ponte Preta e Guarani, o goiano, entre Atlético-GO e Vila Nova, e da cidade de Curitiba, entre Paraná e Coritiba. Além disso, há outros confrontos estaduais, caso dos catarinenses Criciúma e Figueirense. Os estados de São Paulo e do Paraná são aqueles com mais representantes. Os paulistas terão Bragantino, Botafogo-RP, Guarani, Oeste, Ponte Preta e São Bento. Já pelo Paraná, além de Coritiba e Paraná, teremos Londrina e Operário.

Veja a tabela completa da Série B do Campeonato Brasileiro

Série C

A terceira divisão começa no sábado e terá alguns clássicos, como Paysandu x Remo e Náutico e Santa Cruz. As equipes são divididas em dois grupos de dez equipes cada. Os quatro primeiros classificam-se às quartas de final e os vencedores dessa fase vão para a Série B de 2020. Já os dois últimos colocados de cada chave são rebaixados.

O grupo A terá dez equipes do Nordeste brasileiro. Pela primeira vez teremos times da mesma região em um mesmo grupo. A outra chave terá equipes das outras regiões. Atlético-AC, Paysandu e Remo da Região Norte; Boa Esporte, Tombense e Volta Redonda da Região Sudeste; Juventude, São José-RS e Ypiranga-RS da Região Sul; e o Luverdense da Região Centro Oeste.

Confira abaixo os duelos estaduais da Série C

3ª rodada

12/05 – Ypiranga x São José (Rio Grande do Sul)

5ª rodada

25/05 – São José x Juventude (Rio Grande do Sul)

9ª rodada

22/06 – Botafogo x Treze (Paraíba)
22/06 – Imperatriz x Sampaio Corrêa (Maranhão)
22/06 – Tombense x Boa Esporte (Minas Gerais)
22/06 – Remo x Paysandu (Pará)
23/06 – ABC x Globo (Rio Grande do Norte)
23/06 – Santa Cruz x Náutico (Pernambuco)
24/06 – Ypiranga x Juventude (Rio Grande do Sul)

12ª rodada

14/07 – São José x Ypiranga (Rio Grande do Sul)

14ª rodada

28/07 – Juventude x São José (Rio Grande do Sul)

18ª rodada

25/08 – Globo x ABC (Rio Grande do Norte)
25/08 – Sampaio Corrêa x Imperatriz (Maranhão)
25/08 – Treze x Botafogo (Paraíba)
25/08 – Náutico x Santa Cruz (Pernambuco)
25/08 – Paysandu x Remo (Pará)
25/08 – Boa Esporte x Tombense (Minas Gerais)
25/08 – Juventude x Ypiranga (Rio Grande do Sul)