Clique e assine a partir de 9,90/mês

Com aumento de Copa, América do Sul pode ter até 7 seleções classificadas

Seis teriam vagas diretas e uma iria para a repescagem

Por Redação PLACAR - Atualizado em 20 Feb 2017, 11h01 - Publicado em 3 Jan 2017, 10h55

A América do Sul tem dez participantes nas Eliminatórias. Essas equipes, no geral, lutam por quatro vagas diretas e uma na repescagem. Com um possível aumento da Copa do Mundo, o continente poderá classificar sete equipes a partir de 2026.

Seriam seis vagas diretas e uma vaga na repescagem, que de acordo com o presidente da Fifa, Gianni Infantino, seria fácil, já que o adversário viria da África ou América Central.

A decisão acontecerá na próxima reunião da entidade e deverá ser aprovada. As propostas favoritas são as duas com 40 equipes e duas com 48. O Conselho da Fifa tem 34 representantes, sendo que cinco são da América do Sul. E eles deverão votar em bloco pela mudança.

A Associação dos Clubes Europeus é contra e pediu para que o torneio seja mantido com apenas 32 equipes. Contudo, a mudança deverá acontecer.

Continua após a publicidade

Com sete equipes classificadas, nas Eliminatórias de hoje, Brasil, Uruguai, Equador, Chile, Argentina e Colômbia estariam classificados de forma direta. O Paraguai iria para a repescagem, mas o Peru estaria a um ponto da vaga. A luta seria pelos primeiros lugares, que de acordo com alguns dos formatos, daria vaga direta à fase de grupos, pulando a fase pré-eliminatória.

Publicidade