Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Chelsea chega a 13 vitórias seguidas e repete feito de apenas outros três times

Marca histórica em uma mesma temporada foi atingida apenas por Preston North End, Sunderland e Arsenal

O Chelsea terminou o ano de 2016 da mesma forma que vinha fazendo nos meses anteriores: vencendo. E com o triunfo de 4 x 2 diante do Stoke City, neste sábado (31), o clube chegou a 13 vitórias seguidas no Inglês.

E com as 13 vitórias seguidas em uma mesma temporada, o time londrino repetiu a marca de apenas outras três equipes na história do torneio. 

A primeira delas foram de duas equipes no século retrasado. Na mesma temporada, a de 1891/1892, Preston North End e Sunderland venceram 13 partidas seguidas. O Preston foi vice-campeão do torneio. O campeão foi mesmo o Sunderland, que teve a série encerrada com derrota para o Notts County por 1 x 0, fora de casa. Uma das vitórias da série foi um 4 x 1 sobre o Preston North End. Aliás, essa foi a derrota que encerrou a série do Preston. O Sunderland foi campeão com 42 pontos, com 21 vitórias e cinco derrotas em 26 jogos. Já o Preston somou 37 pontos, com 18 vitórias, um empate e sete derrotas.

Já outro time que alcançou a marca foi o Arsenal de 2001/2002, que foi campeão daquela edição, com 26 vitórias, nove empates e apenas três derrotas em 38 jogos, com 87 pontos conquistados. Ou seja, mais da metade das vitórias do clube foi nesta série, que começou com triunfo de 1 x 0 diante do Everton, em Liverpool, até a última rodada, com nova vitória de 4 x 3 diante do mesmo Everton, mas em Londres. Todas as vitórias foram em 2002. Na ocasião, o Arsenal venceu 14 e tem o recorde histórico na Inglaterra.

O Chelsea, neste momento, é líder do Inglês com 16 vitórias, um empate e apenas duas derrotas, em 19 jogos. O time venceu o turno com 49 pontos, contra apenas 43 do vice Liverpool, que joga nesta segunda (2).