Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

CBF lança novo escudo e reedita camisa branca da seleção

O Brasil utilizará o uniforme em sua estreia na Copa América, em junho

Por Da Redação - Atualizado em 9 abr 2019, 17h32 - Publicado em 9 abr 2019, 17h18

O novo presidente da CBF, Rogério Caboclo, anunciou nesta terça-feira, 8, em seu discurso de posse, que a seleção brasileira jogará com uma camisa branca, lançada hoje, na estreia da Copa América diante da Bolívia, no dia 14 de junho, no estádio do Morumbi, em São Paulo. O atacante Vinicius Junior, do Real Madrid, participou do lançamento do uniforme, que não era utilizado oficialmente há mais de seis décadas.

Tabela completa de jogos da Copa América 2019

“Vamos jogar a partida inaugural da Copa América com a camisa branca, como vestiu a primeira seleção brasileira a vencer a competição, há 100 anos, em 1919”, destacou Caboclo.

A camisa branca foi utilizada como a principal da seleção nas primeiras quatro décadas da equipe, entre 1914 e 1952. Ela foi aposentada por decisão de cartolas da então Confederação Brasileira de Desportos (CBD, que antecedeu a CBF) por considerarem que dava azar – o Brasil vestiu branco na derrota que deu o título ao Uruguai na Copa do Mundo de 1950, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Desde então, a seleção nunca mais atuou com o uniforme em partidas válidas por torneios oficiais. A última vez que o Brasil entrou em campo de branco foi em um amistoso contra a França, em 2004, em partida que marcou o centenário da Fifa. A seleção jogou com a camisa branca apenas no primeiro tempo. O jogo acabou no empate por 0 a 0.

Novo escudo da CBF

Rogério Caboclo também apresentou o novo escudo da CBF. O desenho é semelhante ao utilizado até então, mas com linhas mais suaves e aspecto mais moderno. “Nosso compromisso é fazer com que a nossa marca reflita a melhor brasilidade. Acreditamos nas pessoas e nos valores do esporte, inclusivo e tolerante, que funciona como plataforma de transformação”, explicou.

Publicidade
Novo escudo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)

Novo escudo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) //Divulgação

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade