Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Campeão e vice do Paulista caem no mesmo grupo em 2017

Por conta disso, times podem não se enfrentar no próximo ano; Em 12 datas da primeira fase, seis terão clássicos

A final do Campeonato Paulista de 2016 não se repetirá em 2017. Isso porque os times caíram no mesmo grupo na primeira fase do torneio do ano que vem.

Santos e Audax Osasco caíram no grupo D na primeira fase, ainda com a Ponte Preta e o Mirassol, que veio da série A2. Caso ambos avancem, já se enfrentam nas quartas de final do torneio.

Reduzido com relação à 2016, o Paulistão ganha mais emoção em 2017 com uma média maior de clássicos. Neste ano, em 16 rodadas da primeira fase, foram seis clássicos. Em 2017, em 12 rodadas na primeira fase, serão os mesmos seis clássicos, que agora acontecerão rodada sim, rodada não.

Assim como em 2016, na primeira fase, os clubes de um mesmo grupo não se enfrentam na primeira fase. Cada equipe enfrenta os 12 clubes dos outros grupos. O primeiro e segundo colocados de cada chave avançam para as quartas de final. Vencedor e vice de cada grupo se enfrentam nas quartas, em jogos de ida e volta. A semifinal acontece também em ida e volta, com o clube de melhor campanha enfrentando o quarto, enquanto o segundo enfrenta o terceiro.

O torneio deste ano também terá a volta do torneio do interior, com as equipes eliminadas na primeira fase, mas não rebaixados, ou seja, do 9° ao 14°. Apenas os dois piores clubes na primeira fase serão rebaixados.O vencedor do torneio do interior vai para a Copa do Brasil.

Veja os grupos do Paulistão 2017

Grupo A

Corinthians

São Bernardo

Ituano

Botafogo-RP

Grupo B

São Paulo

Red Bull Brasil

Linense

Ferroviária

Grupo C

Palmeiras

São Bento

Novorizontino

Santo André

Grupo D

Santos

Audax Osasco

Ponte Preta

Mirassol