Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Briga pelo Brasileirão se acirra e dois clubes dependem apenas de si

Inter voltou à liderança após 11 rodadas, mas tem Grenal pela frente; Flamengo, São Paulo, Atlético-MG, Palmeiras e Grêmio seguem na briga

Por Da Redação Atualizado em 22 jan 2021, 17h00 - Publicado em 22 jan 2021, 12h01

Não há projeção que ainda não tenha caído ao longo da atual edição do Campeonato Brasileiro. O retorno do Internacional do técnico Abel Braga à liderança da competição, após a goleada por 5 a 1 contra o São Paulo, no Morumbi, é um exemplo de peso. Os gaúchos chegaram a ficar 11 rodadas distantes do topo, viram o líder abrir 12 pontos de diferença e ainda tiveram a vaga no G-6 ameaçada.

Faltando sete jogos para o fim – oito para algumas das 20 equipes –, apenas Inter, 59 pontos, e Flamengo (terceiro colocado, com 55 pontos) dependem só de si para saírem campeões. São Paulo, Atlético-MG, Palmeiras e Grêmio também têm chances matemáticas.

Tamanho equilíbrio gera expectativa de que o campeonato possa ser definido apenas na última rodada, o que não ocorre desde 2011. Na ocasião, o Corinthians levantou o quinto título nacional após um empate sem gols contra o Palmeiras, no Pacaembu, em jogo marcado por homenagens ao ex-jogador Sócrates, ídolo do clube, morto no mesmo dia em razão de uma infecção intestinal.

  • A 31ª rodada impulsionou, principalmente, os gaúchos a sonharem com um título esquecido desde 1979, quando dirigido por Ênio Andrade conquistaram de forma invicta a competição nacional. De acordo com previsão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), eles têm a maior probabilidade de levantar a taça, com 46,9% de chances.

    O caminho do Inter ainda sim é considerado difícil. Passa, já neste domingo, por um confronto com o maior rival, o Grêmio. Apesar das sete vitórias consecutivas no Brasileiro, o Inter não vence um Grenal há 11 jogos, desde 9 de setembro de 2018, há dois anos e quatro meses.

    Outro cruzamento que chama atenção é o duelo com o Flamengo, no Maracanã, marcado para a penúltima rodada, em 21 de fevereiro. Os cariocas, por sinal, vivem um momento de ascensão, com duas vitórias consecutivas, a última delas na última rodada com a vitória por 2 a 0 contra o Palmeiras, em Brasília.

    Além do Internacional, o Flamengo enfrentará outro rival direto na briga pelo título: o São Paulo, na última rodada. A partida acontecerá no Morumbi, palco onde perdeu por 3 a 0 neste ano, em jogo que custou uma desclassificação precoce na Copa do Brasil, ainda nas quartas de final. Em três encontros neste ano, três vitórias dos paulistas.

    Continua após a publicidade

    Também chama atenção de flamenguistas um clássico com o Vasco, na 34ª rodada, agendado para 4 de fevereiro, no Maracanã. O rival entrou nesta rodada na zona de rebaixamento, ocupa a 17ª colocação, e inicia uma jornada pela fuga ao descenso.

    O Atlético-MG de Sampaoli foi, certamente, quem mais lamentou a rodada. O empate cedido ao Grêmio, já nos minutos finais, empurrou a equipe da terceira para a quarta colocação, com 54 pontos, e tirou a chance de depender também somente de suas próprias forças para ser campeão.

    De acordo com a UFMG, a equipe é a segunda com maior probabilidade matemática de título, com 20,2% de chances, mas mesmo que vença o jogo atrasado com o Santos, marcado para a próxima terça-feira, 26, ainda ficará a dois pontos do atual líder Internacional.

    O São Paulo, que deixou a liderança após quase dois meses, tem 13,6% de chances matemáticas de conquista. A missão de reabilitação após a goleada passa por um confronto com o Coritiba, neste sábado, 23, que ocupa a 18ª colocação e tenta reagir para evitar o rebaixamento.

    Palmeiras, com 3,1% de chances, e Grêmio, com longa invencibilidade e 2,6%, também estão na corrida pelo título. O primeiro divide atenções com as finais da Libertadores, no próximo dia 30, e da Copa do Brasil, em fevereiro, que envolve o próprio clube gaúcho, seu adversário.

    Os últimos campeões brasileiros:

    2019 – Flamengo campeão na 34ª rodada
    2018 – Palmeiras campeão na 37ª rodada
    2017 – Corinthians campeão na 35ª rodada
    2016 – Palmeiras campeão na 37ª rodada
    2015 – Corinthians campeão na 35ª rodada
    2014 – Cruzeiro campeão na 36ª rodada
    2013 – Cruzeiro campeão na 34ª rodada
    2012 – Fluminense campeão na 35ª rodada
    2011 – Corinthians campeão na 38ª rodada

    Assine DAZN | 30 dias grátis para curtir os maiores craques do futebol mundial ao vivo e quando quiser!

    Continua após a publicidade
    Publicidade