Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brasil pega grupos duros no handebol olímpico

Time feminino terá, no entanto, adversários mais difíceis que o time masculino

Nesta sexta-feira (29), foram sorteados os grupos do handebol nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Tanto a seleção masculina quanto a feminina caíram em grupos duros.

O time feminino, campeão do mundo em 2013, caiu no grupo A, com a Espanha, vice-campeã europeia e a Noruega, atual campeã mundial. 

A Noruega é seis vezes campeã europeia, três vezes campeã do mundo e é a atual bicampeã olímpica. Já a Espanha nunca conquistou títulos, mas é a atual vice-campeã europeia (atrás da Noruega) e foi medalha de bronze nas últimas Olimpíadas.

O grupo ainda tem a Romênia, tricampeã mundial em 1962 e atual terceira colocada do torneio; Montenegro, atual vice-campeã olímpica e campeã europeia de 2012; e Angola, maior campeã africana de handebol.

Já a seleção masculina fugiu da atual campeã mundial e olímpica França, mas caiu em grupo com duros adversários.

A Polônia é a atual medalha de bronze no Mundial, que nunca ganhou. Enfrentou o Brasil apenas uma vez e venceu. Foi cabeça-de-chave junto com a França no sorteio.

A Eslovênia foi oitava colocada no último Mundial, mas foi quarto colocado em 2013. Já a Suécia é a atual-vice campeã olímpica. Além disso, o time tem outras três medalhas de prata nos Jogos de 1992, 1996 e 2000. Tetracampeã mundial, foi apenas 10ª colocada na última edição. Tem dois jogos contra o Brasil e duas vitórias.

Já a Alemanha, campeã olímpica em 1936 e Mundial três vezes, tem vivido uma pequena crise, apesar de ter uma das ligas mais fortes do mundo. Foi apenas sétima colocada no último Mundial. Contudo, é a atual campeã europeia, em torneio disputado neste ano.

Por fim, o Egito é a seleção mais forte da África. Conquistou, neste ano, seu sexto título africano da categoria.

Veja como ficaram os grupos do handebol

HANDEBOL MASCULINO

Grupo A

FrançaDinamarcaCroáciaTunísiaCatarArgentina

Grupo B

PolôniaEslovêniaSuéciaBrasilAlemanhaEgito

HANDEBOL FEMININO

Grupo A

NoruegaRomêniaMontenegroBrasilEspanhaAngola

Grupo B

HolandaRússiaSuéciaFrançaArgentinaCoreia do Sul