Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Brasil inicia caminhada por vaga em seu 19° Mundial sub-20

Hexagonal será disputado contra Argentina, Colômbia, Equador, Uruguai e Venezuela

Por Redação PLACAR Atualizado em 20 fev 2017, 11h00 - Publicado em 30 jan 2017, 15h23

O Brasil inicia sua caminhada por um lugar no Mundial sub-20 nesta segunda-feira (30). No hexagonal final do Sul-americano sub-20, o Brasil fará cinco jogos e terá que ficar entre os quatro primeiros para garantir vaga no Mundial, que acontecerá na Coreia do Sul.

O Brasil luta por vaga em seu 19° mundial. Nos 18 Mundiais anteriores, foram cinco títulos. Em apenas duas oportunidades o Brasil ficou de fora do torneio da Fifa.

O Brasil inicia sua caminhada nesta segunda (30), contra o Equador, seleção dona da casa. As outras quatro rivais serão Argentina, Colômbia, Uruguai e Venezuela. O Uruguai será o adversário da quinta (2); a Venezuela a rival do domingo (5); a Argentina da próxima quarta (8); e a Colômbia do próximo sábado (11).

Até agora, com dois gols, o atacante Felipe Vizeu, do Flamengo, é o artilheiro do Brasil no torneio.

Veja como o Brasil se classificou e foi nos Mundiais sub-20 até hoje

Mundial de 1977 – 3° lugar

América do Sul tinha três vagas. Brasil foi vice-campeão, atrás do Uruguai. No Mundial, ficou em terceiro, vencendo o Uruguai na disputa pelo bronze.

Mundial de 1979 – não jogou

Ano em que Maradona jogou pela Argentina e Romerito pelo Paraguai, Brasil foi quarto colocado e não se classificou para o Mundial.

Mundial de 1981 – quartas

América do Sul tinha três vagas. Brasil foi vice-campeão, atrás do Uruguai. No Mundial, caiu nas quartas de final para o Catar, com dois gols do zagueiro Ronaldão em derrota por 2 x 3.

Mundial de 1983 – campeão

América do Sul tinha três vagas. Brasil foi campeão. No Mundial, venceu a Argentina na final por 1 x 0, com gol do vascaíno Geovani.

Mundial de 1985 – campeão

América do Sul tinha três vagas. Brasil foi campeão. No Mundial, sem Argentina e Uruguai, foi campeão contra a Espanha, com nova vitória por 1 x 0, gol do zagueiro Henrique

Mundial de 1987 – quartas

América do Sul tinha três vagas. Brasil foi vice-campeão, atrás da Colômbia. No Mundial, caiu nas quartas com derrota de 1 x 2 para a Iugoslávia de Mijatovic e Prosinecki. Alcindo fez o gol brasileiro.

Mundial de 1989 – 3° lugar

América do Sul tinha três vagas. Brasil foi campeão de 1988. No Mundial, foi terceiro colocado, vencendo os EUA nesta fase.

Mundial de 1991 – vice-campeão

América do Sul tinha três vagas e Brasil foi campeão. No Mundial, foi o único sul-americano nas quartas, com as eliminações de Argentina e Uruguai na primeira fase. Chegou à final, mas foi derrotado por Portugal nos pênaltis, após 0 x 0 no jogo.

Mundial de 1993 – campeão

Continua após a publicidade

América do Sul tinha três vagas. Brasil foi campeão de 1992. No Mundial, foi campeão vencendo Gana na final por 2 x 1, com gols de Yan e Gian, de virada.

Mundial de 1995 – vice-campeão

América do Sul tinha três vagas e Brasil foi campeão. No Mundial, chegou à final, mas foi derrotado pela Argentina por 0 x 2.

Mundial de 1997 – quartas

América do Sul passou a ter quatro vagas. Brasil foi vice-campeão do Sul-americano, atrás da Argentina. No Mundial, fez 10 x 0 na Bélgica, mas caiu diante da Argentina nas quartas, com derrota por 0 x 2.

Mundial de 1999 – quartas

Das quatro vagas da América do Sul, o Brasil se classificou com o segundo lugar, atrás apenas da Argentina. No Mundial, com Ronaldinho Gaúcho e cia, perdeu para o Uruguai nas quartas de final por 1 x 2. Fernando Baiano fez o gol brasileiro.

Mundial de 2001 – quartas

Brasil foi campeão do Sul-americano e foi o primeiro classificado das quatro vagas existentes. No Mundial, com o Imperador Adriano e Kaká, voltou a cair nas quartas de final, perdendo para Gana, por 1 x 2, com virada no fim do jogo.

Mundial de 2003 – campeão

Foi vice-campeão do Sul-americano, perdendo para a Argentina, mas ficou com uma das quatro vagas brasileiras para o Mundial. Eliminou a Argentina na semifinal com triunfo de 1 x 0, gol de Dudu Cearense, e a Espanha na final, também por 1 x 0, gol de Fernandinho.

Mundial de 2005 – 3° lugar

No Sul-americano o Brasil foi vice-campeão, atrás da Colômbia, mas conseguiu uma das quatro vagas. No Mundial de Messi, o Brasil caiu na semifinal para a Argentina dele, por 2 x 1, com um gol de Messi abrindo o placar. O Brasil ficou em terceiro, ao vencer o Marrocos nesta disputa, por 2 x 1, gols de Fábio Santos e Edcarlos.

Mundial de 2007 – oitavas

Brasil foi ao Mundial como campeão sul-americano. No torneio, só passou da primeira fase como o quarto melhor terceiro colocado (só os quatro primeiros passavam). Contra a Espanha e Piqué e Javi Garcia nas quartas, perdeu por 2 x 4, com gols de Alexandre Pato e Leandro Lima para o Brasil. Era o pior resultado de uma seleção brasileiro no Mundial.

Mundial de 2009 – vice-campeão

Classificou-se para o Mundial como campeão do Sul-americano. No Mundial, com Alan Kardec e Alex Teixeira, foi vice-campeão, perdendo apenas na final para Gana, nos pênaltis, após empate em 0 x 0.

Mundial de 2011 – campeão

Brasil se classificou como campeão do Sul-americano e foi disputar o Mundial na Colômbia. No torneio, com Oscar, Dudu e Henrique Almeida, mesmo sem Neymar, que só disputou o Sul-americano, foi campeão, vencendo Portugal na final, por 3 x 2, com três de Oscar.

Mundial de 2013 – não disputou

Pela primeira vez em anos o Brasil foi mal no Sul-americano e não se classificou para o Mundial. Na Argentina não passou da primeira fase, com a segunda pior campanha, e não foi ao Mundial.

Mundial de 2015 – vice-campeão

Foi apenas o quarto colocado no Sul-americano, atrás de Argentina, Colômbia (que também se classificaram para as Olimpíadas) e Uruguai. No Mundial, no entanto, com Boschilia e Gabriel Jesus, foi derrotado apenas na final, para Sérvia, por 1 x 2, na prorrogação. Andreas Pereira fez o gol brasileiro na final.

Continua após a publicidade
Publicidade