O Brasil teve um péssimo dia nos esportes coletivos. O polo aquático e no favorito vôlei, o primeiro no masculino e o segundo no feminino, perderam seus jogos e foram eliminados.
O polo aquático era uma zebra e enfrentou a forte Croácia e foi derrotado por 10 x 6, sem chances para os brasileiros, que foram eliminados nas quartas de final.
Já o voleibol, atual bicampeão olímpico e primeiro de sua chave, com 100% de aproveitamento, pegou a China, quarta colocada da outra chave, e perdeu por 3 x 2. Após fazer um incrível primeiro set, vencendo por 25 x 15, o Brasil perdeu o segundo e terceiro, venceu o quarto, e caiu no tie-break, por 15 x 13.
Todos os classificados do voleibol vieram do mesmo grupo. Nas semifinais, a China enfrenta a Holanda, enquanto os EUA pega a Sérvia.
No vôlei de praia, tristeza no começo, alegria no final
Dupla favorita ao ouro nos jogos, Talita e Larissa perderam pra segunda colocada no ranking mundial, a dupla alemã formada por Ludwig e Walkenhorst. O jogo terminou em 2 x 0 para as alemãs, que sobraram em quadra.
Mais a noite, a dupla brasileira Ágatha e Bárbara foram as zebras e fecharam a noite brasileira com alegria ao vencer a dupla estadunidense Walsh e Ross. Walsh é tricampeã olímpica e invicta nas 26 partidas que disputou nos Jogos, sendo 21 ao lado de May. Ross, por sua vez, foi vice-campeã em 2012. Com vitória de 2 x 0, elas enfrentam a dupla alemã na final. Já a dupla dos EUA enfrenta a outra dupla brasileira pelo bronze.
Já a dupla masculina, formada por Bruno Schimdt e Alisson, venceu um jogo duríssimo contra os holandeses Meeywsen e Brouwer por 2 x 1.
Na decisão, eles enfrentam os italianos Nicolai e Lupo pelo ouro.